29 de setembro de 2022

Como organizar uma cozinha pequena? Veja nossas dicas!

Como organizar uma cozinha para torná-la confortável e funcional? Mesmo um pequeno ambiente pode atender a essas condições se usarmos as ideias certas para projetar zonas individuais. Aqui estão algumas dicas sobre como organizar a cozinha, mantê-la em ordem e quais eletrodomésticos escolher. 

Ao projetá-la, vale a pena começar considerando quais equipamentos são necessários. Depois de determinar o tipo de dispositivos e a quantidade de equipamentos, você pode começar a planejar sua disposição. 

Dispostos na ordem certa, eles tornarão a cozinha funcional e agradável para trabalhar. Se você também equipar o interior dos móveis com acessórios para classificar produtos e facilitar a manutenção de alimentos e pratos em ordem, isso o levará ao objetivo esperado: uma cozinha confortável.

Depois de saber quais eletrodomésticos são necessários em sua cozinha, pense em seu layout no espaço. Quase todo mundo conhece o conceito do triângulo de trabalho . É assim que a disposição dos dispositivos individuais é determinada na ordem de execução das atividades da cozinha.

Assim, perto da entrada, deve haver uma geladeira e armários para produtos alimentícios (esta é a área de armazenamento). Vale a pena planejar uma bancada próxima a ela (de preferência com pelo menos 60 cm de largura e 50 cm de profundidade). Vale a pena planejar uma pia ao lado da bancada. Se você tiver muito pouco espaço, escolha um modelo de bacia única. A última é a zona de cozedura. Aqui, planeje um fogão, forno e vários armários, bem como prateleiras para especiarias, óleo, conchas, tudo o que você precisa ao cozinhar.

Uma pequena cozinha não é um problema

Uma abordagem criativa do assunto e o uso de truques que ampliam visualmente o espaço podem dar a uma cozinha pequena um visual completamente novo. O lema de organizar pequenas áreas parece muito simples, use cada centímetro livre e organize-o para que você possa desfrutar de harmonia e soluções funcionais aliadas à estética no dia a dia. 

Ao criar novos sabores, ninguém quer (e não tem tempo) para pensar onde estão os temperos ou o azeite, ou em que armário foi visto pela última vez o liquidificador, a luva de forno ou a tábua de cortar. Na cozinha acontece que às vezes alguns minutos nos separam do fato de que um prato delicioso perde seus valores de sabor por muito tempo passado em uma panela ou no forno. Por isso, é melhor não arriscar e perder minutos preciosos procurando acessórios perdidos.

A manutenção da ordem é, portanto, necessária não apenas por valores estéticos, mas também por razões tipicamente práticas. Além disso, em cozinhas pequenas, até mesmo um pequeno distúrbio é mais visível do que em salas grandes e espaçosas. É por isso que o armazenamento inteligente é a chave para o sucesso para introduzir um clima aconchegante.

As bancadas de uma cozinha pequena não devem ser sobrecarregadas com acessórios de cozinha desnecessários. Esse é um espaço de trabalho onde decorre todo o processo de preparação dos pratos, desde picar, bater, cortar, enrolar e amassar a massa. Portanto, vale a pena equipar-se com alguns truques práticos, graças aos quais tudo o que é mais importante estará à mão e, ao mesmo tempo, manterá seu pequeno apartamento limpo e arrumado.  

Armazenamento inteligente

Como organizar uma cozinha pequena de maneira rápida e fácil? O primeiro passo para ganhar mais espaço é adquirir um organizador de cozinha. Este prático acessório deixará tudo em ordem, todas as colheres, conchas e espátulas encontrarão um lugar comum. 

E os produtos soltos, como massas, arroz ou vários temperos? Em vez de mantê-los espalhados pelas gavetas da cozinha, despeje-os em recipientes transparentes especiais – você ganhará espaço e acesso rápido aos produtos.

Importante também deixar fios e acessórios como mangueira para gas encanado bem conservados e longe da vista de crianças, para evitar acidentes e deixar a cozinha ainda mais bonita.