8 de dezembro de 2022

8 benefícios de parar de fumar

Quando você pensa em parar de fumar, muitas vezes pesa os benefícios de fumar em relação às desvantagens. Quando você vê mais desvantagens do que vantagens, isso geralmente é um motivo para começar com uma tentativa de parar. Parar de fumar oferece muitos tipos diferentes de benefícios. Para sua motivação continuar, é bom pensar nos benefícios que ela oferece. Aqui listamos 8 vantagens importantes.

1. Aparência

Parar de fumar traz benefícios para sua aparência de várias maneiras! Sua pele, cabelo, dentes, olhos e unhas parecerão mais saudáveis ​​quando você parar. Como resultado, a pele geralmente fica com uma aparência mais jovem e bonita.

2. Saúde a curto prazo

Você notará os primeiros benefícios para a saúde logo após fumar seu último cigarro: o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca causados ​​pelo fumo diminuem após 20 minutos. Após 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal e, após 2 dias, toda a nicotina desaparece do corpo.

3. Saúde a longo prazo

Alguns benefícios demoram um pouco mais. No entanto, quanto mais tempo você parar, mais benefícios você notará. Dentro de alguns meses, a tosse do fumante desaparece e você ganha mais ar. Após 1 ano, o risco aumentado de ataque cardíaco é reduzido pela metade e após 10 anos, o risco aumentado de câncer de pulmão é reduzido pela metade. Após 15 anos de abandono, o risco de doença cardiovascular é igual ao risco dessas doenças em um não fumante.

4. Melhor condição física

Parar de fumar aumenta a capacidade pulmonar. Parar também garante que mais oxigênio seja transportado pelos glóbulos vermelhos no corpo. Ambos irão aumentar a sua forma física. Você então se sentirá muito mais enérgico.

5. Menos Estresse

Muitas pessoas fumam quando estão estressadas. No entanto, assim que a nicotina desaparece do corpo, o estresse começa a aumentar novamente. Além disso, fumar causa reações de longo prazo no corpo que o deixam inquieto, como frequência cardíaca e pressão arterial mais altas. Parar de fumar, portanto, garante que você experimentará menos estresse. Isso melhora o seu humor.

6. Mais dinheiro

Fumar é caro. As pessoas que fumam um maço por dia gastam muito por ano em cigarros. Ao desistir, você pode economizar esse valor e pode gastá-lo em coisas divertidas.

7. Cheiro e gosto melhor

Como sua boca e nariz entram em contato com as substâncias nocivas da fumaça do tabaco, seu olfato e paladar diminuem. Dentro de alguns dias de parar você notará que você começa a cheirar e saborear melhor novamente. Então poderá desfrutar de uma refeição saborosa novamente!

8. Melhor Fertilidade

Tanto homens como mulheres que fumam são menos férteis. Nas mulheres, a nicotina interrompe a maturação dos óvulos, o que dificulta a produção do hormônio sexual. Além disso, os homens fumantes produzem menos espermatozóides. Os espermatozóides dos fumantes se movem menos rapidamente, tornando-os menos capazes de alcançar o óvulo da mulher. Se você parar de fumar, a chance de você ou seu parceiro engravidar é maior e o risco de aborto espontâneo é menor.

Uma dica que pode ajudar nesse processo de parar de fumar, é trocar o cigarro convencional pelo eletrônico, como o vape sky solo. Os eletrônicos são menos prejudiciais tanto para quem fuma, quanto para quem está perto!