21 de novembro de 2024

Anúncios: vale a pena investir?

Toda pessoa que está começando agora entrar no mundo digital, sempre se pergunta, será que vale a pena eu investir em anúncios? Antes de falarmos mais sobre o assunto já vamos soltar um spoiler: sim, vale a pena você investir em anúncios. 

Você com certeza já deve ter se deparado com algum anúncio, seja no Facebook, Instagram, Youtube, Google, enfim, em alguma plataforma que você estava navegando por aí. Talvez um vídeo de algum vendedor falando sobre um armário de aço 2 portas novinho, ou um texto com imagem falando sobre uma palestra que só ocorrerá no próximo fim de semana. 

Talvez você tenha comprado um produto só por conta do anúncio, ou talvez tenha passado reto, e recusado na hora que viu, mas é inegável que ele chamou a sua atenção de alguma forma, e você provavelmente vai lembrar da empresa se ver ela de novo. 

Então, por mais que alguns achem um certo incômodo, esperar 5 segundos para começar seu vídeo no Youtube, outros enxergam um produto ou serviço que nunca viram e uma oportunidade que surgiu, justamente por conta dos anúncios. 

Ganhe mais visibilidade e esteja sempre no topo

Como citamos acima, os anúncios fazem com que você seja lembrado, dificilmente, uma pessoa vai ver um anúncio e vai esquecê-lo completamente, ele trás um impacto, e dependendo da forma como você aborda, pode ser extremamente positivo. 

Mas além disso, o principal objetivo dessa estratégia é fazer com que você ganhe mais visibilidade para o seu negócio. A partir do momento em que você anuncia algo, você está disposto a ficar visível para as pessoas, ganhando uma certa prioridade para que seu produto apareça para elas. 

Além disso, através de uma boa estratégia de marketing digital, você ainda pode colocar seus produtos para as pessoas certas na hora certa, para isso, é preciso conhecer cada rede disponível para anunciar, como Google, Facebook, Instagram e Youtube. 

No Google, por exemplo, você pode anunciar de acordo com as palavras-chave, ou seja, se você está vendendo Ilhós para lona, é possível colocar exatamente essas frases na hora de anunciar, fazendo com que, apenas as pessoas que pesquisem esse termo, achem seu site. Consequentemente, você fica no topo das pesquisas do Google, ao mesmo tempo que só atrai pessoas interessadas no assunto. 

Já no Facebook e no Instagram, você pode separar por localização geográfica, idade, interesses, sexo, e por aí vai, filtrando seu público-alvo para que apareça seu anúncio apenas para as pessoas compatíveis com seu negócio. Isso faz com que você seja muito mais assertivo, e chegue nas pessoas certas na hora certa e no lugar certo, aumentando ( e muito) sua visibilidade. 

Ganhe o público certo e autoridade no mercado

Como citamos acima, os anúncios fazem com que você consiga ter uma segmentação assertiva, e atinja o público certo. Ele é a ferramenta ideal para quem quer atrair mais leads, ou até mesmo converter mais vendas, é através dele que você descobre novas pessoas interessadas nos seus produtos e consegue atingir elas de forma certeira. 

Mostrar seu produto para quem realmente pode estar interessado é uma vantagem enorme, correto? Além disso, você ainda ganha autoridade e reconhecimento dentro do mercado, conseguindo se destacar da concorrência que está cada vez mais pesada. 

Descubra mais sobre o seu público

Além de ter a vantagem de mostrar seu produto apenas para pessoas interessadas, sendo uma forma muito mais assertiva e direta, os anúncios ainda se destacam pelo fato de você conhecer melhor o seu público, e conseguir desenhar a persona ideal para o seu negócio, além, é claro, de montar estratégias mais certeiras baseadas nos dados coletados. 

Com os anúncios você consegue fazer vários testes para descobrir quem são as verdadeiras pessoas interessadas em seu negócio, quais são os compradores, potenciais clientes e por aí vai. 

Você também consegue descobrir algumas necessidades e tendências do mercado, quais produtos estão em alta, quais estão se destacando, qual caminho você deve seguir e etc. Quanto mais anúncios no ar, mais você vai descobrindo sobre os interessados em seu Quadro de distribuição, o que eles gostam, quais produtos são mais populares, fazendo uma verdadeira otimização.

Controle financeiro

Como pudemos observar acima, os anúncios são um investimento que realmente vale a pena ser feito, certo? Mas para que ele dê resultados, é preciso ter em mente que é necessário investir um dinheiro. A parte boa é que você pode colocar o quanto achar necessário para obter resultados, não precisando gastar uma fortuna para ter sucesso. 

Então, é preciso ter um bom controle financeiro, invista em anúncios que estão dando certo, analise as métricas e resultados e saiba como colocar seu dinheiro da forma correta, os anúncios podem ser voláteis, e é preciso ser criterioso e assertivo na hora de colocar seu dinheiro neles. 

Investir em anúncios é uma prática que pode trazer muitos resultados para o seu negócio, mas você precisa montar uma ótima estratégia de negócio, sendo assertivo em suas escolhas, sabendo controlar seu dinheiro e segmentando bem seu público, acredite, os resultados ao investir em anúncios podem ser surpreendentes. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.