28 de março de 2024

Analise o perfil de usuário das redes e saiba onde o seu cliente está

As redes sociais tem se tornado febre dentro do cotidiano da maioria das pessoas, seja para se comunicar com amigos, acompanhar notícias ou ver fofocas do dia a dia dos famosos. Mas o que muitos não sabem é que ela pode ser uma ferramenta poderosa para as empresas. 

Isso porque, comprar através de canais digitais vem se tornando uma prática cada vez mais comum. Muitas pessoas recebem um anúncio, ou vêem algum produto ou serviço como Outsourcing de impressão nas redes sociais, e decidem efetuar a compra. 

Mas além de poder fornecer vendas eficientes, as redes são um ótimo lugar para que você consiga identificar quem é o seu público,e como fazê-lo chegar até ele. É através delas que você consegue analisar o perfil de cada usuário e saber exatamente onde seu cliente está. 

Esse é um caminho fundamental para qualquer empresa, descobrir mais sobre seu público-alvo e a persona de seu negócio, faz com que você tenha maior controle, e consiga desenvolver o conteúdo certo, para a pessoa certa no canal certo. 

Então, as redes sociais podem ser uma ferramenta importante para o seu negócio, ainda não sabe como conseguir analisar cada usuário e achar onde seu cliente está? Fique tranquilo que nós separamos algumas dicas que irão te ajudar. 

Conheça qual o tipo de público que acessa cada rede social

Bom, o primeiro passo para saber onde seu cliente está através das redes, é justamente fazendo uma análise sobre cada plataforma de maneira individual e bem detalhada. É preciso saber que cada uma delas possui suas particularidades e tendências bem definidas, o Twitter, tende a abordar mais notícias, relatos curtos e cotidianos, enquanto o TikTok possui vídeos mais divertidos, o Linkedin é algo mais profissional, o Instagram tem uma linguagem mais descontraída também com vídeos mais explicativos e o Facebook possui um tom mais informativo. 

Cada um tem suas particularidades, e é preciso que você entenda como elas funcionam e que o comportamento das pessoas tende a ser diferente em cada uma delas. Um anúncio é diferente no Twitter e no Linkedin, então fique de olho nas tendências de cada um e estude bem sobre as plataformas.

Veja quais são os usuários presentes nas suas redes e na de concorrentes

Ao entender mais sobre qual o tipo de público que acessa cada rede com mais frequência, é preciso fazer uma análise das pessoas que estão presentes em suas páginas, ou seja, que já engajaram ou realizaram qualquer tipo de interação com seu Instagram sobre Descarte de resíduos

É preciso que você faça isso em todas as redes sociais que tiver, pois como já citamos, as abordagens são diferentes em cada uma delas, veja o que as pessoas têm em comum, quais outras páginas que elas seguem ou interagem, seus gostos, e por aí vai. 

Também é sempre importante analisar os seus concorrentes, veja se possuem pessoas em comum entre você e ele, ou se o seu público é parecido com o dele, quanto mais você conhecer as pessoas que já te conhecem, mais fácil é o processo de encontrar novos clientes. 

Analise o comportamento das pessoas e descubra algumas tendências

Você já conhece a plataforma e também as pessoas que interagem com o seu negócio, é hora de analisar certos tipos de comportamento e correr atrás de algumas tendências. No mundo digital, as novidades estão sempre mudando, então é sempre importante ficar de olho no que as pessoas estão buscando, e quais os pedidos delas em um contexto geral. 

Além disso, é fundamental ficar de olho em seu comportamento, como elas estão interagindo? Qual o perfil das pessoas que mais procuram algo sobre o seu negócio? O que elas curtem? Quais páginas mais seguidas do seu ramo? Quanto mais você descobrir sobre o comportamento dos usuários principalmente atrelados a sua área, mais você vai conseguir encontrar seus clientes. 

Observe a necessidade do mercado 

Por fim, a última etapa é você observar as necessidades do mercado, ou seja, o que as pessoas estão pesquisando e o que elas querem na sua área? Talvez, novas soluções de Fios e cabos elétricos, ou mais opções de chuveiros, um atendimento mais rápido, enfim, é sempre importante observar o que os usuários estão pesquisando. 

Entre em sites que mostram os dados das pesquisas, fique de olho nos assuntos em alta do seu mercado, veja novas ideias ou o que as pessoas mais consomem ou buscam, através daí, você encontra uma necessidade que você mesmo pode cumprir em novos clientes. 

As redes sociais são um prato cheio para atrair novas pessoas e descobrir clientes, mas para isso, é preciso fazer uma análise profunda do perfil de cada usuário, conhecer sobre as plataformas, o tipo de público que acessa sua página ou do seu concorrente, analisar comportamento e tendências e descobrir as necessidades do mercado, são boas soluções para você mapear e encontrar seus clientes através de muita observação e mão na massa.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.