9 de dezembro de 2022

Como escolher um bom plano de internet?

Escolher um provedor de internet pode ser complicado diante de um mercado com inúmeras opções disponíveis.

As empresas de telefonia e banda larga estão investindo em pacotes atrativos e isso deixa a escolha difícil para o consumidor que quer um bom plano de internet.

Há vários aspectos que devem ser considerados na hora de escolher um plano e você vai aprender a seguir quais são os principais pontos analisados antes de contratar uma nova empresa de internet.

3 pontos para escolher um bom plano de internet

Tipo de conexão

A conexão por dados é perfeita para manter a internet no smartphone quando estiver na rua. Mas para trabalhar, ver vídeos, ouvir música e jogar, o ideal é contratar um plano de banda larga.

A banda larga pode ser oferecida através de rede via cabo telefônico ou através de fibra óptica.

A primeira tecnologia é a mais comum no Brasil, com as primeiras empresas oferecendo o serviço desde os anos 2000.

A segunda é uma tecnologia mais nova, eficiente e segura, mas ainda não está disponível em muitas regiões.

Escolha uma boa velocidade

Muitos planos destacam a velocidade da internet. Esse ponto é muito interessante, mas fique atento: quanto mais rápido melhor, mas nem sempre é possível atingir uma velocidade super alta.

 Infelizmente, a tecnologia utilizada é uma limitação significativa.

Avalie o custo-benefício 

Não pense apenas no valor mensal do plano, mas no custo-benefício que ele oferece.

Os pontos de tipo de conexão e velocidade interferem no valor final do serviço.

Consulte o Oi fibra preço de 200 megabytes e compare com o plano Claro Net também de 200 megabytes. Assim você terá a noção de qual plano será mais vantajoso, se o que oferece uma tecnologia melhor ou o outro.

Considerações a serem feitas antes de fechar o contrato

Antes de escolher um serviço de internet em casa, leia algumas dicas simples antes de escolher a opção certa.

1- Valor sem promoção

Muitas empresas conquistam o cliente oferecendo um valor promocional. Mas após três meses, o plano passa a custar um valor maior do que o contratado.

2- Modem

Algumas empresas emprestam o modem que deve ser devolvido quando o contrato for encerrado por uma das partes. Outras vendem o aparelho e este valor é diluído nas mensalidades.

3- Detalhes da proposta

Antes de aceitar um contrato, tire todas as suas dúvidas sobre o plano oferecido.

Também pergunte sobre manutenção e serviço de atendimento, que são pontos importantes para ter um bom relacionamento com a operadora.

A dica extra é olhar os comentários dos usuários dessas empresas. Há muitas marcas que oferecem serviços e não entregam o que foi combinado.

Sites como o Reclame Aqui podem te orientar na escolha de um bom plano de internet. Também vale a pena consultar com os seus vizinhos sobre o serviço que eles possuem, se é bom, se o sinal não oscila, se há queda de conexão e sobre o atendimento da operadora.

Com informação fica fácil escolher a melhor empresa de banda larga e contratar um plano que vai satisfazer as suas necessidades.