6 de dezembro de 2022

Compra de imóvel com FGTS, quais são as regras

Ter um imóvel próprio é o sonho de qualquer pessoa, muitos dedicam anos de trabalho, para conseguir dar entrada no seu lar. Afinal, quem não quer sair do aluguel, não é mesmo? Mas nem sempre isso é possível, por isso é importante escolher corretamente e tomar cuidado com os valores investidos.

Atualmente é mais fácil conseguir comprar um imóvel, isso porque as chances e oportunidades cresceram muito mais. Algumas pessoas investem em trabalho de freelancer como realizar marketing de relacionamento para incrementar a renda e conseguir guardar um dinheiro.

Compra de imóvel com FGTS: o que é e quais as possibilidades

A caixa econômica federal, tem dado mais chances para uma pessoa conseguir comprar um imóvel próprio. Mas é preciso se atentar às regras e verificar quais são as exigências. Sabemos que na maioria das vezes, comprar um apartamento é mais barato do que uma casa, então as pessoas têm investido mais nisso.

Isso serve até mesmo para uma pessoa que está abrindo um negócio agora de Automação Predial, por exemplo, comprar um local que possa colocar à venda seus produtos e montar a sua empresa.

Mas para quem não sabe o que é o FGTS, é como uma poupança que uma empresa abre quando um funcionário é contratado, ele serve como uma garantia para proteger ele caso seja demitido sem justa causa, caso contrário, ele não tem direito.

Estes valores são exclusivos do funcionário, que possui carteira de trabalho assinada. Em alguns casos, o trabalhador pode sacar este valor sem necessariamente ter sido mandado embora, mas na maioria das vezes, eles preferem deixá-lo guardado rendendo.

Este valor é depositado mensalmente pelo empregador na conta do empregado, vinculado ao banco Caixa Econômica Federal, correspondendo a 8% do valor do salário. Então a soma é proporcional ao que a pessoa recebe.

As regras para comprar um imóvel com o FGTS

Agora que sabemos o que é o FGTS e o seu benefício para as pessoas que trabalham com carteira de trabalho assinada, citaremos como conseguir comprar um imóvel usando os seus valores.

Existem várias empresas que fazem presença digital para instruir as melhores formas de investir esses valores, mas no site da Caixa, facilmente encontrará as melhores instruções para fazer isso. As condições podem ser acessadas no link: http://www.caixa.gov.br/site/paginas/downloads.aspx

Assim consegue encontrar quais são as documentações necessárias, as regras principais, como verificar o demonstrativo financeiro, entre outros serviços.

Mas um passo a passo simples:

– Faça a consulta para saber qual é o valor do seu FGTS;

– Faça a solicitação de uso do valor que possui, pelo aplicativo da Caixa habilitação ou pelo telefone: 0800 104 0104. Reúna também, caso nunca tenha usado o saque do seu FGTS, as fufú me rações necessárias, que poderão ser encontradas no link acima, e leve ao banco da Caixa mais perto de você;

– Após esse processo, a Caixa vai avaliar a solicitação e se aprovado, esse valor será investido no seu imóvel próprio.

Documentos necessários, conforme descrito no site da Caixa https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/Paginas/utilizacao-fgts.aspx:

Documento oficial de identificação

Extrato de conta vinculada ao FGTS

Carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS

Se você é trabalhador avulso, declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato

Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF. No caso de trabalhador casado ou em união estável, apresentar a DIRPF de ambos os cônjuges/companheiros

Certamente usar o valor do FGTS é uma boa forma de conseguir seu imóvel próprio.

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.