15 de novembro de 2024

Descubra os benefícios que sua empresa terá ao contar com a ajuda da assessoria de imprensa

O que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é uma das áreas da comunicação, e está por trás de todo o processo de relacionamento entre a marca e a mídia,ela serve como ponte entre o cliente e os veículos de comunicação.

Mesmo com o desenvolvimento digital e o declínio da mídia, o trabalho da assessoria de imprensa continua sendo essencial para uma marca.

A chamada mídia espontânea é um dos principais objetivos de uma assessoria, pois é por meio dela que a empresa ganha destaque e visibilidade nos veículos de comunicação sem a necessidade de nenhum investimento.

Mais do que tornar as informações relevantes, é necessário saber para qual meio de comunicação direcionar.

Vantagens de contar com uma assessoria de imprensa

  • Gerenciamento de crises

Nos momentos mais difíceis, é o profissional da assessoria que poderá desenvolver a melhor estratégia de comunicação para que não haja nenhuma falha, caso aconteça ele saberá agir rapidamente para mudar essa situação, sem causar grandes danos para a imagem do seu cliente.

  • Mídia espontânea

Com o trabalho de divulgação de sugestões de pautas, a assessoria de imprensa oferece informação de qualidade aos jornalistas, promovendo um debate que seja de interesse dos dois lados. 

É possível garantir espaço em diferentes meios de comunicação, sem que seja necessário pagar para isso.

  • Um bom relacionamento com a mídia

Uma boa assessoria de imprensa facilita o acesso aos profissionais das redações, e são responsáveis por divulgar as pautas de interesse do assessorado.

  • Orientação de porta voz

 É trabalho da assessoria de imprensa orientar e treinar o responsável que irá falar pela empresa.

É o assessor quem alinha os assuntos e a maneira que deverão ser divulgados na entrevista de acordo com a pauta e com os objetivos desejados. 

Media trainings e a produção de conteúdos especializados como briefings, mensagens-chave, discursos e análises de mídia contribuem para o preparo dos porta-vozes, passando uma imagem de profissionalismo para a empresa.

Um bom exemplo disso é a empresa Dr Inteligente que trabalha com nootrópicos brasil e contratou a Sua empresa para te ajudar

  • Fortalecimento da marca

Com uma presença maior nos meios de comunicação, as marcas serão mais vistas pelo público, gerando um fortalecimento da marca, que será mais lembrada pelas pessoas. 

Como diz aquele ditado: Quem não é visto, não é lembrado! Por isso, quanto mais divulgação você tiver da sua marca, mais conhecido você será.

Ferramentas que um assessor tem a sua disposição para fazer um bom trabalho 

  • Press-release
  • Press kit
  • Press trip
  • Clipping e análise de mídia
  • Site e redes sociais
  • Mailing
  • Relacionamento com a mídia
  • Produção e gestão de conteúdo
  • Entrevistas coletivas

Principais desafios que a assessoria de imprensa tem

Com o desenvolvimento da internet e da comunicação digital trouxeram algumas mudanças significativas para as assessorias de imprensa.

Passou a ser fundamental ter um bom planejamento estratégico que garanta uma presença digital eficaz e forte da empresa nas mídias sociais.

Marketing de conteúdo tornou- se uma ferramenta crucial nos planejamentos e projetos das instituições.

Outro também que que contratou a Sua empresa foi a Sm Curtidas que trabalha a muito tempo com Comprar curtidas.

Sem falar nas diversas redes sociais existentes com alto engajamento e posicionamento no mundo digital.

Com essa presença digital, tanto na internet quanto nas redes sociais, vieram outros dois pontos importantes que precisam ser levados em consideração: o monitoramento e gerenciamento das redes sociais e mensuração de alcance e resultados.

A importância da assessoria de imprensa para sua empresa

A assessoria de imprensa é uma ferramenta do jornalismo que conecta determinado fato ou situação com os veículos da mídia, tendo como objetivo aproximar o assessorado por meio da divulgação de notícias relevantes.

Ela atua para alavancar o cliente junto à imprensa, contribuindo na divulgação de determinado produto ou serviço. 

A partir daí, o assessorado passa a fortalecer a sua imagem, gerando maior visibilidade e confiança perante à sociedade.

A assessoria também é importante para o gerenciamento de crise, contribuindo para que, caso ocorra alguma falha, a imagem do assessorado não seja afetada.

Além disso, a assessoria de imprensa auxilia na criação de estratégias de planos de comunicação que abranjam todos os públicos, direcionando as informações de acordo com o perfil de quem irá receber.