22 de novembro de 2024

Entenda a função da transformação tecnológica no cenário empresarial

Acompanhar tendências torna-se primordial para manter competitividade

Manter-se competitivo é o desafio atual da maioria das empresas. Em um mundo cada vez mais moderno e digital, onde as tecnologias se revolucionam a cada dia, estar atento ao desenvolvimento dessas forças é estar à frente no mercado. Mas mais importante que conhecê-las é saber aplicá-las. Entenda o que é a transformação digital e por que ela vai ser prioridade das empresas no ano de 2022.

O acesso mais abrangente aos smartphones e à internet móvel, a utilização maciça de redes sociais e aplicativos, entre outros fenômenos, como o e-commerce, por exemplo, trouxeram consigo muitas pessoas ao ambiente virtual. As empresas, observando esse fluxo, passaram a entender essa mudança de comportamento criado pela tecnologia como uma nova forma de consumir, bem como uma oportunidade de se aproximar de seus clientes. Por meio de automatização de processos, análise mais precisa de dados e comunicação mais rápida com os clientes, gigantes como Microsoft, Amazon, Apple e Netflix puderam promover um salto gigante em pouco tempo nas suas estratégias e processos, o que refletiu nos seus valores de mercado e no de suas ações. No Brasil, o setor financeiro e o varejista são os mais alinhados às novas práticas.

Em resumo, a transformação digital consiste na implantação de tecnologias para substituir processos e estruturas empresariais que possam estar em desarranjo com as demandas tecnológicas atuais. A iniciativa não costuma ser exclusiva das empresas de tecnologia, ou implantada somente pelas equipes de TI. Deve ser uma modernização feita de cima para baixo, partindo das lideranças. As mudanças passam pela digitalização, personalização de dados dos clientes, conectividade, experiência do cliente, entre outras.

A transformação digital foi acelerada, devido à pandemia do coronavírus. Mais pessoas em quarentena utilizando mais serviços online resultaram em um incremento pela busca de soluções digitais que fossem capazes de dar conta disso. Temas como computação em nuvem, internet das coisas, inteligência artificial e cibersegurança vêm ganhando mais espaço entre as empresas. No entanto, um estudo realizado pelo Instituto FSB Pesquisa indica que 70% dos líderes empresariais entendem a importância da transformação digital, mas que só 37% deles se consideram aptos a fazê-la. As dificuldades são grandes: a mudança cultural a ser promovida nas empresas, o investimento a ser feito, a falta de profissionais qualificados, entre outras.

Mas, uma vez implantada, a transformação digital coloca a empresa à frente dos concorrentes. O ganho de eficiência significa crescimento e, portanto, lucro. E tudo aponta para uma prática que chegou para ficar. O instituto McKinsey aponta para um aumento anual do volume de dados em 40%. Isso significa que as informações hoje ocupam um lugar muito importante, devendo ser tratadas com muito mais afinco, e quem não se atualiza fica para trás. A digitalização, além de benéfica para as empresas, é satisfatória para os clientes. Seja uma compra, ou simplesmente consultar CPF em um sistema, a facilidade é sempre bem-vinda!