14 de novembro de 2024

Estratégia de conteúdo para Marketing Digital

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital que funciona a longo prazo, mas seus resultados são muito positivos para os clientes.

A estratégia de Marketing de Conteúdo consiste em criar conteúdo relevante, único e informativo para um blog ou redes sociais de uma marca. Dessa forma, a marca pode estreitar o relacionamento com seus potenciais clientes, além de ganhar mais visibilidade e ser considerada uma autoridade em seu segmento.

Através de um blog, o Marketing de Conteúdo pode ser trabalhado com postagens frequentes de artigos. No entanto, o redator responsável por criar os artigos precisa otimizar os artigos com seo.

Um redator não precisa apenas escrever bem. Também é necessário saber em qual linguagem escrever um conteúdo e quais técnicas aplicar. Uma dessas técnicas é otimizar seus artigos com SEO.

É dessa forma que os artigos do blog de uma marca serão mais bem ranqueados no Google. Desse jeito, os artigos atrairão mais visitantes para o site. Os visitantes podem virar clientes da marca. É dessa maneira simples, mas bem elaborada e bem aplicada, que uma marca pode conseguir mais clientes através do Marketing de Conteúdo.

Há outras formas de criar conteúdo relevante e conseguir os mesmos benefícios de artigos otimizados com SEO. Conheça algumas técnicas de Marketing de Conteúdo que não podem faltar em sua estratégia.

1. Artigos otimizados com SEO

Conforme já dito, um redator experiente é capaz de otimizar cada artigo com SEO. No entanto, no caso de um redator não ficar satisfeito com o próprio trabalho, existe a ferramenta Reescrever.app para reescrita de conteúdo.

Essa ferramenta é totalmente brasileira, então seu uso é em português. Dotada de inteligência artificial, ela é capaz de mudar parágrafos de lugar e alterar algumas palavras por seus sinônimos. Ou seja, o programa funciona como um modificador de texto, ajudando assim a evitar plágio e conseguir ser bem ranqueado pelo Google.

O redator precisa aplicar certas técnicas de SEO no artigo, como escrever parágrafos de até 4 linhas, colocar subtítulos, usar algumas vezes a palavra-chave, usar bullet points e colocar ao menos um link interno e um link externo. Essas são regras básicas do SEO.

Para melhorar ainda mais o desempenho do artigo no Google, o redator poderá usar o plugin do WordPress chamado Yoast. Ele serve para formatar os artigos para serem bem ranqueados no Google.

2. E-books como iscas digitais

Outra técnica utilizada no Marketing de Conteúdo serve para captar e-mails. Dessa forma, a empresa pode criar um mailing de qualidade para enviar e-mails marketing.

Uma das formas mais utilizadas atualmente é disponibilizar um e-book totalmente gratuito. No entanto, para realizar o download do e-book, peça alguns dados do potencial cliente, como nome, e-mail e telefone.

Dessa maneira, a marca terá um mailing cheio de potenciais clientes para transformá-los em clientes através de outras estratégias de marketing digital, como e-mail marketing.

Para elaborar e criar um e-book, será necessário contratar um redator, além de um designer gráfico para diagramar o e-book. Depois, basta fazer anúncios sobre a disponibilidade do e-book e ter uma página na internet para captação de dados dos potenciais clientes e download do e-book.

3. Landing pages para converter vendas rapidamente

Para criar uma landing page, é necessário contratar um redator e um web designer. Isso porque essa é uma página de conversão de vendas rápida. Ou seja, seu texto é mais direito, persuasivo e chamativo.

Além disso, as imagens são atrativas, com botões para comprar o produto ou contratar o serviço rapidamente. Uma landing page pode ser feita para você vender um produto ou anunciar a contratação de um serviço de modo sazonal, ou seja, que não irá durar para sempre.

Ela pode servir para venda de cursos e outros produtos digitais. No entanto, o redator responsável por escrever o conteúdo de uma landing page também precisa entender de copywriting.

Isso significa aplicar técnicas na produção de texto que sejam persuasivas. O intuito de uma landing page é converter vendas rapidamente, de modo que os potenciais clientes nem saiam da página para pensar um pouco. Por isso, ela precisa ser bem elaborada, tanto textualmente, quanto suas imagens e botões de aquisição do produto ou serviço.

Dessa forma, você pode ter um período de vendas alto, com um produto ou serviço limitado a um determinado período.