11 de julho de 2024

Filmes sobre medicina: 12 títulos para ver na Netflix e outros sites

Os filmes sobre medicina pertencem a um subgênero do cinema em que as narrativas apresentam relação direta ou indireta com a prática médica.

As temáticas e o enfoque dessas histórias são os mais diversos possíveis. Eles podem adotar uma abordagem sob a perspectiva de pacientes, médicos ou até mesmo abordar o corporativismo por trás da prestação de serviços de saúde.

Independentemente do tema central, essas histórias de cinema são facilmente relacionáveis com a vida real e nos convidam a refletir sobre o que faríamos se estivéssemos no lugar daqueles personagens e que interpretações podemos levar no final da rodagem.

Se você quer se emocionar, refletir sobre assuntos importantes da profissão e aprimorar seu olhar humanizado, convidamos você a prosseguir a leitura e conferir uma lista com os 12 melhores filmes sobre medicina.

Tem drama, comédia e documentário para você dar play no seu próximo dia de folga.

Filmes sobre medicina: 12 opções para você assistir em casa

Os filmes podem ser mais do que produtos para entretenimento. Algumas obras servem também para promover a reflexão e fomentar discussões importantes a respeito de temas específicos.

No caso dos filmes que você vai conferir a seguir, eles são boas oportunidades para você, enquanto médico ou outro profissional da saúde, se reconectar com o aspecto humano inerente às práticas de assistência à saúde.

1 – O Óleo de Lorenzo – 1992

O Óleo de Lorenzo é um filme de medicina sobre fatos reais que ocorreram com a família Odone e seu filho Lorenzo, de 6 anos de idade.

O garoto, diagnosticado com Adrenoleucodistrofia (ALD), não tem muito tempo de vida restante. Os médicos acreditam que, com essa doença degenerativa, ele não deve viver mais do que 2 anos.

Os pais de Lorenzo começam a buscar métodos alternativos para curar a criança. Mas será que eles conseguem? Esse é um dos filmes médicos na Netflix.

O Oleo de Lorenzo [Trailer][1992]

2 – Uma Prova de Amor – 2009

Desafio você a chegar à última cena desse emocionante filme sem se debulhar em lágrimas.

Uma Prova de Amor conta a história de duas irmãs, Kate e Anna. A primeira está à beira da morte, enquanto a segunda se recusa a doar um rim para salvar sua irmã mais velha.

O roteiro traz algumas reviravoltas e mostra como o câncer afeta não apenas o paciente, mas também toda a família.

Uma Prova de Amor [Trailer]

3 – Tempo de Despertar – 1990

Robin Williams vive o neurologista Malcolm Sayer em Tempo de Despertar. O longa-metragem, que se passa na década de 1960, mostra como esse médico trata seus pacientes psiquiátricos de maneira mais humanizada.

Este também é um filme de medicina sobre fatos reais, sendo inspirado na autobiografia de Oliver Sacks.

https://www.youtube.com/watch?v=BnyC82rHwKM&ab_channel=YouTubeMovies

4 – Intocáveis – 2011

Quer mais um drama? Em Intocáveis, Philippe é um homem muito rico que, após ficar tetraplégico, contrata Driss para ser seu cuidador e assistente.

Com toques de comédia, o filme foca na relação dos dois e na realidade contrastante entre eles. O que um tem a aprender com o outro?

Intocáveis – Trailer

5 – Mãos Talentosas – 2009

Também entre os filmes médicos para ver na Netflix, Mãos Talentosas traz Cuba Gooding Jr. no papel de Ben Carson.

Crescido na área pobre de Detroit, o jovem negro contraria estatísticas e se torna um neurocirurgião e diretor de um dos hospitais mais prestigiados do mundo: o Hospital Universitário Johns Hopkins.

O filme é uma linda e inspiradora história de superação.

Mãos Talentosas – A História de Ben Carson

6 – Já Sinto Saudades

Esse é daquele tipo de filme que, em uma cena você está dando risada e, na outra, já está chorando. E essa montanha russa segue até o final.

Já Sinto Saudade é um longa que faz a gente refletir sobre o valor das amizades. Duas amigas de infância têm a relação colocada à prova quando uma delas é diagnosticada com câncer de mama.

Drew Barrymore e a espetacular Toni Colette vivem as protagonistas deste filme dirigido por Catherine Hardwicke.

Já Estou Com Saudades – Trailer Oficial

7 – Patch Adams – O Amor é Contagioso – 1998

Robin Williams aparece pela segunda vez na nossa lista de filmes sobre medicina. Desta vez, ele interpreta Hunter Adams, um paciente que tentou suicídio recentemente e está internado em um hospital psiquiátrico.

Inspirado nessa experiência, ele decide se tornar médico e oferecer uma nova forma de olhar para os pacientes de psiquiatria.

Patch Adams – O Amor é Contagioso

8 – Contágio – 2011

Contágio é um filme que aborda a pandemia de um vírus altamente contagioso e os esforços de profissionais de saúde e autoridades sanitárias para combatê-lo. Parece familiar?

Não, o vírus em questão não é o coronavírus que traumatizou o planeta há pouquíssimo tempo. Mas ele mostra como uma doença é capaz de se espalhar tão rapidamente e afetar diferentes partes do mundo, trazendo consequências econômicas, sociais e políticas.

Contágio – Trailer 1 (legendado) [HD]

9 – Clube de Compras Dallas – 2013

No auge da AIDS durante a década de 1980, Ron Woodroof é diagnosticado como portador do vírus HIV.

O acesso ao tratamento naquela época era muito caro. Ele, então, decide contrabandear os antirretrovirais do México para os Estados Unidos.

Aclamado pela crítica, a performance de Matthew McConaughey, como Ron Woodroof, recebeu o Oscar.

Clube de Compras de Dallas – Trailer Oficial Legendado

10 – Para Sempre Alice – 2015

Julianne Moore é outra que se tornou “queridinha da Academia” após sua interpretação em Para Sempre Alice. No filme, a atriz dá vida a Alice Howland, professora universitária especialista em linguística.

Alice é diagnosticada com um tipo raro de Alzheimer e que avança muito rapidamente. Em pouco tempo, a protagonista não consegue se lembrar até mesmo de ir ao banheiro.

Para Sempre Alice – Trailer Legendado – estreia dia 12 de março nos cinemas

11 – Take Your Pills – 2018

Saindo da ficção para a realidade, Take Your Pills é um documentário que mostra os efeitos que o uso irrestrito de medicamentos controlados pode gerar na vida das pessoas.

O filme traz depoimentos de pacientes, familiares e, também, de profissionais da saúde que lidam com pessoas que sofrem as consequências desses medicamentos.

Esse documentário está disponível na Netflix.

Take Your Pills | Official Trailer [HD] ] Netflix

12 – Nise – O Coração da Loucura (2016)

Por fim, temos um representante brasileiro. Nise – O Coração da Loucura é estrelado por Glória Pires, que vive uma médica que propõe uma nova forma de cuidar de pacientes que sofrem de esquizofrenia.

O filme é inspirado na história real de Nise da Silveira, considerada uma das pioneiras na luta antimanicomial no Brasil.

Nise: The Heart of Madness Trailer #1 (2017) | Movieclips Indie

Bom, o que achou da nossa lista com os 12 melhores filmes sobre medicina? Alguns deles você tinha visto? Qual pretende ver primeiro? Conta pra gente nos comentários e compartilhe essa lista com seus amigos e colegas de profissão nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.

Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos! A propósito, os pacientes podem receber seus produtos em casa, com os melhores preços e a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.

Fique por dentro das novidades!