7 de julho de 2022

Insulfilm automotivo: quais os limites autorizados pela lei?

O insulfilm automotivo é bastante indicado para estaques mais quentes do ano, já que ajuda a amenizar a temperatura interna do veículo. Além disso, esse acessório evita o desgaste de painéis e de estofados, aumentando a longevidade do seu carro.

No entanto, mesmo com tantos benefícios, é fundamental seguir as normas legais. Há um limite máximo autorizado por lei, e segui-la vai evitar uma possível multa veicular.

Em um site comparativo de carros você terá acesso aos tipos ideais para veículos. Por isso vale a pena pesquisar antes de colocar insulfilm automotivo em seu carro.

Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos este texto para que você saiba mais sobre esse item e quais são os limites autorizados pela lei. Boa leitura!

O que é o insulfilm automotivo?

A película de controle solar para vidros, popularmente conhecida como insulfilm automotivo, é uma fina camada capaz de bloquear até 99% da entrada de raios ultravioletas. Ela é tão fina que é quase imperceptível ao olho humano.

Isso quer dizer que as películas são transparentes quando aplicadas nos vidros. Essa camada reflete os raios indesejáveis do sol, o que favorece o controle do calor e luz dentro dos veículos.

Inclusive, diferente do que muitos pensam, o insulfilm também é usado em edifícios e fachadas, construções e até mesmo em residências.

Essa película conta com três benefícios principais, que protegem o interior do veículo contra:

  • Calor solar;
  • Excesso de claridade;
  • Desbotamento de acessórios internos.

Por ser criada a partir de materiais não metálicos, como a cerâmica ou carbono, elas contam com uma alta capacidade de bloqueio térmico. Ademais, é importante ressaltar que o insulfilm automotivo de alta performance apresenta uma excelente nitidez óptica.

Quais os tipos de insulfilm automotivo?

Hoje em dia, existem alguns tipos de insulfilm automotivo bastante eficientes. No entanto, há alguns considerados ineficazes.

Para quem busca por uma película para colocar no seu automóvel, é preciso analisar as ofertas do mercado. Isso porque você deve prezar por um produto de qualidade e que seja capaz de oferecer todos os benefícios considerados essenciais.

A seguir, você vai conhecer alguns dos modelos mais conhecidos.

Básico

Essa é a mais popular e que apresenta o custo mais acessível de insulfilm automotivo. Sua transparência gira em torno de 5% a 35%.

Avançado

Essa opção oferece as mesmas características do modelo básico. No entanto, a sua fabricação tem uma qualidade maior e conta com um contorno térmico melhor de proteção solar. Normalmente, sua transparência varia entre 5% a 50%.

De segurança

Esse modelo de insulfilm automotivo é popularmente conhecido como semi-blindado. No entanto, isso não é verdade, uma vez que não consta nada no produto que tenha a capacidade de blindar o vidro.

É uma opção que, assim como a básica, tem transparência entre 5% a 35%. Seu maior diferencial é de reter cacos de vidro em situações de atrito.

De para-brisa

Essa é reconhecida como a topo de linha do segmento. Apresenta a melhor qualidade e sua transparência chega a 75% de visibilidade, conforme permissão legal.

Ela também oferece uma tecnologia que bloqueia os raios UV, o que auxilia no equilíbrio melhor da temperatura interior do veículo.

Quais as vantagens de instalar insulfilm no carro?

O insulfilm automotivo conta com algumas vantagens que facilitam o cotidiano das pessoas. veja, a seguir, quais são elas.

Privacidade e segurança

O insulfilm automotivo é um acessório de segurança. E um dos motivos pelos quais ele ganhou esse status é por conta da privacidade que oferece para quem está dentro do veículo.

Quando a película é instalada nos vidros, esses se tornam mais escuros e, por conseguinte, dificultam a visão para quem está do lado de fora.

Como consequência, os criminosos não conseguem identificar quantas pessoas estão no interior do veículo. Essa questão acaba por reduzir a possibilidade de potenciais furtos e assaltos.

Controle de temperatura

Da mesma maneira que a película automotiva diminui a transmissão luminosa, ela também consegue proteger o carro contra o calor excessivo.

Isso acontece por conta da sua característica de defesa contra os raios solares. Possibilitando, dessa forma, um estado mais agradável no interior do veículo.

Proteção contra raios UV

Os raios UV são grandes vilões para os veículos, uma vez que provocam danos tanto aos componentes internos quanto externos. A exemplo dos prejuízos ocasionados pela luz solar, podemos citar a descoloração do estofado e o ressecamento do painel.

A camada da película automotiva é capaz de bloquear até 70% da incidência de raios solares. Dessa forma, ela impede que muitos danos sejam feitos ao veículo e , até mesmo, às pessoas.

Sendo assim, instalar o insulfilm automotivo é uma excelente forma de garantir a conservação do interior dos automóveis.

Insulfilm automotivo: o que a lei autoriza?

A resolução 254/2007 do CONTRAN, que aborda esse tema, elenca alguns detalhes sobre o uso da película protetora. Para utilizar esse acessório, os motoristas devem respeitar alguns limites de transparência.

Se não estiverem dentro desses parâmetros, é imprescindível realizar a retirada do produto, já que pode gerar multa.

A transparência do insulfilm vai depender da localização dos vidros. O grau de transparência deve ser de, no mínimo, 75% no para-brisa.

Nos vidros laterais, esse limite é de 70%. Nos demais vidros, por sua vez, não exigem tanta transparência, sendo que o mínimo de 28% já será suficiente.

Ressaltamos que, conforme a resolução, não há limite mínimo de transparência para insulfilm aplicar no teto do veículo.

O que acontece com quem não obedece a regra do insulfilm?

Caso o motorista desobedeça às normas do CONTRAN, isso pode gerar uma infração de trânsito.

O artigo 230, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu inciso X, fala sobre essa transgressão.

Nessa situação, o infrator terá que arcar com uma multa de R$195,23, além de perder 5 pontos na carteira de motorista. Lembrando que o agente de trânsito terá que reter o veículo para a devida regularização.

Conclusão

Enfim, o insulfilm automotivo é um excelente acessório e apresenta várias vantagens para os motoristas. Mas é preciso se atentar às normas legais, a fim de evitar dores de cabeça por cometer uma infração de trânsito.