7 de dezembro de 2022

O que fazer em Búzios?

Confira tudo que não pode faltar em um roteiro pela cidade

Localizado no Rio de Janeiro, o balneário de Búzios atrai a curiosidade de muitos turistas pela sua pouca extensão territorial, mas que entrega belezas naturais surpreendentes. Seja pelo Terminal Rodoviário 1001 ou outros meios de transporte, é possível conhecer a cidade e aproveitar todos os roteiros durante um fim de semana ou nas férias.

Se você está com vontade de viajar para Búzios, mas não sabe o que encontrar por lá, ou já está habituado à região, este conteúdo vai oferecer opções do que fazer em Búzios, com a família, amigos e até mesmo em momentos de puro romantismo.

Búzios: onde fica e como viajar

A cerca de 30 km do Aeroporto de Cabo Frio e a 170 km da cidade do Rio de Janeiro, Búzios é um balneário de fácil acesso, até mesmo por quem não possui carro próprio e deseja viajar de ônibus. Localizada em meio a diversos balneários do litoral carioca, Búzios é um destino muito procurado no verão, por quem busca tranquilidade e natureza.

Se você vai viajar de ônibus, não se preocupe com o transporte. Em localidades como o centro, é possível passear pelas praias e pontos turísticos a pé, ou fazer o uso de aplicativos de transporte regularizados na cidade.

Assim como todo local que costuma ficar movimentado durante a alta temporada, é recomendado que você reserve sua estadia com antecedência, evitando contratempos. Considere que Búzios é uma cidade litorânea, por isso, em dias de chuva, o trajeto da viagem pode levar mais tempo que o programado.

Passeios que valem a pena em Búzios

A cidade de Búzios é repleta de opções para famílias, casais e até mesmo quem viaja sozinho, em busca de sossego, paisagens inspiradoras e muita gente bonita. O principal atrativo da região são as praias, cercadas por vegetação natural e com passeios pela extensão de água e terra.

Orla Bardot

A Orla Bardot, lado a lado com a Rua das Pedras é um dos pontos centrais mais movimentados de Búzios. É por ali que a vida noturna acontece, e por onde turistas podem percorrer a faixa de areia em caminhadas revigorantes. O local não é dos mais indicados para banho, mas se você busca vista para o mar na hospedagem, vale a pena o investimento.

Durante a noite é possível observar navios em trânsito, adicionando um toque litorâneo exclusivo à sua viagem. Pela faixa de areia é possível acessar diversas praias, em percursos que vão de 15 a 30 minutos. 

Praias de Búzios

Um dos motivos pelos quais os turistas procuram Búzios é para aproveitar a tranquilidade nas praias, que em alta temporada costumam ficar mais cheias que o normal. Sendo assim, se você está de férias e quer um roteiro mais silencioso, evite as praias centrais e feriados prolongados.

Búzios também é famosa pelas suas praias de nudismo, como a Praia Olho de Boi. Seu acesso se dá por uma trilha de aproximadamente 30 minutos, de dificuldade média. A região é uma das mais tranquilas e preservadas de Búzios, embora não tenha tanta estrutura como quiosques e acomodações, além do mar agitado que dificulta para banhistas inexperientes.

Restaurantes e bares noturnos

Os turistas que fazem questão de aproveitar o clima agitado da cidade podem contar com uma enorme variedade de bares e restaurantes, principalmente nos arredores do centro.

Não é difícil conseguir uma mesa para apreciar diferentes tipos de drinks, consumir frutos do mar e ouvir boa música, mas também é possível percorrer a região da Rua das Pedras conhecendo várias barracas de bebidas, pessoas e visitando lojas de artesanato e roupas por ali.