6 de dezembro de 2022

O que são imagens livres de direitos autorais?

Você está procurando uma imagem na internet para usar no seu blog, nas suas redes sociais ou como capa para e-book? Nesse caso, caso busque imagens livres de direitos autorais, precisa saber do que se trata, certo?

Ou seja, você não quer que essa foto seja passível de indenização por utilizá-la de forma inadequada.

Para entender, portanto, se uma fotografia tirada da internet pode ou não ser usada, é preciso saber como funciona o direito autoral , em particular no que se refere às obras fotográficas.

Como funcionam os direitos autorais da imagem

O primeiro aspecto a ser levado em consideração para entender se uma imagem é protegida por direitos autorais ou não é como funciona a lei de direitos autorais e, em particular, a proteção de imagens.

Você não pode ignorar isso se realmente quiser evitar problemas legais.

Então a questão é a seguinte. Sempre que uma pessoa cria uma obra de arte, ela se torna proprietária dos direitos autorais relacionados.

Imagine, por exemplo, fazer um chaveiro de madeira com alguma pintura artesanal. Deste objeto não há dúvida de que você é o proprietário porque, além da matéria-prima utilizada, você o fez com suas próprias mãos.

O copyright funciona mais ou menos assim. Quando você faz um texto, um livro, um poema, ou uma fotografia, você automaticamente se torna o proprietário.

Então toda vez que você faz uma fotografia ela pertence a você, ela não pode ser copiada e é uma violação de direitos autorais quem a usa sem seu consentimento, mesmo que não tenha fins lucrativos.

Mas como saber se uma foto é livre de royalties? Ou seja, se pode ser usada livremente por todos? Como usar imagens livres de direitos autorais?

Como saber se uma imagem é protegida por direitos autorais

Para saber se uma imagem está protegida por direitos autorais, você deve verificar se o símbolo © está presente no conteúdo em questão e/ou em sua legenda. Mas isso não é suficiente.

O fato de nada ser especificado ao lado de uma foto não o autoriza a usá -la, mas você sempre terá que pedir permissão ao proprietário do site.

E o oposto é verdadeiro: quando você lê “todos os direitos livres” ou “foto de livre utilização” você pode baixar a foto e utilizá-la.

Existem sites pagos onde você pode comprar fotos. Por exemplo, dreamstime.com, fotolia.com, Shutterstock.com, Adobe Stock e iStockPhoto.

Além disso, existem sites onde você pode baixar imagens gratuitamente, onde não há direitos autorais.

Em alguns casos, no entanto, você deve indicar o nome do autor ou informar o link para o site.

Para saber como atribuir o crédito você deve, então, ler as condições de uso informadas nas condições gerais do site ou ao lado da foto.

Um desses sites mais conhecidos são o www.pixabay.com e o pexels.com, mas também há www.unsplash.com , www.librestock.com, https://openphoto.net, entre diversos outros.

Então, agora você já sabe o que são imagens livres de direitos autorais e como usar corretamente!