Definir quem vai fazer o que, usar itens que já tem em casa e apostar em receitas fáceis são atitudes que podem te ajudar nas tarefas.
Fazer um evento em casa é ótimo para quem deseja gastar menos e convidar as pessoas mais próximas, aproveitando o que já tem em casa. Ele pode ser realizado dentro do apê ou casa, ou na área externa/salão de festas.
Normalmente, você terá que se preocupar com a quantidade de comidas e bebidas, se vão ser servidos drinks e cerveja — nesse segundo caso, uma cervejeira se torna um item indispensável —, e até se pretende trabalhar a decoração para essa festinha.
E como organizar o evento sem se perder ou gastar muito? Será que isso é possível? Confira dicas que vão ser muito úteis nessa missão:
Divida as tarefas
O primeiro passo para o seu evento ser um sucesso é dividir as tarefas. Nada de querer fazer tudo sozinho; o objetivo é que todos na casa ajudem um pouco, e, se você mora só, que quem vá participar da festa também contribua.
Determine os responsáveis pela limpeza da casa, pelas compras de comidas e bebidas, pela cozinha e pela decoração. No fim do evento, é válido que todos se reúnam para ajudar na limpeza.
Você mora sozinho? Considere a ideia de propor aos convidados que você irá oferecer as comidas e o espaço, mas cada um deve trazer uma bebida alcoólica e outra sem álcool — por exemplo, um engradado de cerveja e um refrigerante 2 litros. Se possível, vale combinar que, quem for, fica para ajudar depois na limpeza.
Foque em receitas mais simples
Surpreender os convidados é interessante? Sem dúvida, porém, se o objetivo é gastar menos, considere as receitas mais simples para servir durante o evento. Aposte em misturas fáceis de fazer, que precisem de pouco tempo de forno ou cozimento. Ou, se possível, prefira o máximo de alimentos prontos.
Vale também oferecer as clássicas comidas de boteco, como bolinha de queijo, batata-frita, frango frito e demais finger foods. Essas receitas também são simples de preparar.
A regra segue a mesma no caso das sobremesas: você não precisa preparar um bolo superelaborado — o clássico de chocolate com calda de brigadeiro já é muito bem-vindo. Se preferir algo mais refrescante, faça gelatinas em copos de café ou prepare uma mousse.
Use o que você tem em casa
Tente aproveitar o máximo do que você já tem em casa. Desde a decoração, com itens de outras festas, até os utensílios básicos, como toalhas de mesa, copos, pratos e refratários. Além disso, para economizar ainda mais, vale focar receitas com itens que sempre tem em casa.
Por exemplo, o evento será um grande almoço em família? Considere fazer uma macarronada com molho de tomate, dois itens que, com certeza, você terá na geladeira e na despensa.
Também é válido aproveitar outras coisas, como cadeiras e mesas. Se você quer um toque mais divertido, use mesas plásticas e dobráveis, além de cadeiras de praia e pufes, para que os convidados possam se sentar.
Prefira itens reutilizáveis
Por mais que a ideia de comprar pratos, copos e talheres descartáveis pareça tentadora, vale a pena pensar em itens reutilizáveis.
Aquele conjunto de pratos no armário pode ser ótimo para servir um grupo de 6 amigos, assim como o kit de copos. Em alguns casos, é mais interessante ter essa louça para lavar depois do evento do que um monte de itens descartáveis para jogar fora.
Sem contar que, ao apostar em reutilizáveis, além de economizar, você ainda contribui com a natureza, diminuindo a quantidade de resíduos a serem descartados depois do evento.