5 de julho de 2022

Profissões informais que estão crescendo

Motoboy

Essa é a forma de trabalho mais comum entre os motociclistas. Nesta modalidade, é muito comum que várias empresas diferentes podem solicitar o serviço de motoboy.

Ser autônomo garante maior flexibilidade em termos de horários e ritmos de trabalho.

No entanto, alguns contratantes podem exigir a emissão de uma fatura pelo serviço prestado.

Portanto, é necessário que você tenha um CNPJ. Abrir uma empresa como um microempreendedor individual (MEI) pode ser a melhor opção.

Tanto no caso de contratação da CLT como por conta própria, é necessário cumprir a regulamentação do Contram.

O primeiro passo é verificar se você atende aos requisitos necessários para se tornar um profissional: você deve ter mais de 21 anos e possuir carteira de habilitação categoria A, necessária para dirigir motocicletas, há pelo menos 2 anos.

Motorista de aplicativo

Entenda o que é preciso para desenvolver essa atividade profissional.

Ano de fabricação do carro, ar-condicionado, cores neutras, quatro portas. Todos esses são requisitos importantes a serem considerados ao trabalhar como um controlador de aplicativo.

Além destas, existem outras características que devem ser tidas em consideração por quem pretende exercer esta atividade profissional.

A profissão vem conquistando cada vez mais adeptos devido à possibilidade de serem patrões próprios, a oportunidade de ganhar mais do que ganharia com um salário fixo em outra empresa e a flexibilidade do horário de trabalho.

Os requisitos a cumprir para ser um controlador de aplicação variam um pouco de acordo com cada plataforma.

É bastante comum dentro da profissão motorista oferecer algum tipo de agrado ao seu passageiro como por exemplo água ou balas. Mas é importante saber que é sua escolha dar continuidade ao serviço.

Também é necessário ter carteira de habilitação definitiva na categoria B, especificando a sigla EAR (Exercícios de atividade remunerada), sendo imprescindível a apresentação de Certidão de Registro Criminal e documentação do veículo (CRLV).

O carro deve sempre estar em boas condições e com documentação em dia, o motorista associado à plataforma deve ter um smartphone com o aplicativo apenas para motorista instalado, esse app pode ser baixado do Google Play (Android) e da App Store (iOS).

Freelancer

Algumas empresas utilizam este tipo de contratação para a realização de trabalhos muito específicos, pontuais ou mesmo aqueles que requeiram alguma função ou habilidade que não se encontra no quadro permanente da organização.

É muito importante ter cuidado na contratação de autônomos, obedecendo à característica desse modelo de trabalho, observando os detalhes que diferem das demais modalidades contratuais, principalmente aquela regulamentada pela CLT.

A palavra freelancer é de origem inglesa e é usada para descrever aqueles profissionais que realizam trabalhos esporádicos e ocasionais para várias empresas sem vínculos de contrato com elas.

O trabalho do freelancer é caracterizado principalmente pela liberdade. Não está subordinado a nenhuma liderança ou organização.

Os autônomos desempenham trabalhos específicos, fora do ambiente da empresa contratante e, em geral, no ambiente familiar.

Não necessita de cumprir uma jornada de trabalho pré-determinada, apenas tem de cumprir o prazo de entrega da obra contratada ou as etapas da obra que se comprometeu a realizar.

O trabalhador autônomo cobra pelo trabalho contratado e executado, visto que seu contrato é temporário e sempre vinculado a um determinado emprego.

Tapeceiro

O tapeceiro ou estofador de móveis dedica-se a confeccionar e reformar ou reformar almofadas para sofás, poltronas, tapetes e outros tipos de móveis. É uma profissão que tende a florescer com crises econômicas quando as pessoas têm menos dinheiro para gastar, por isso apostam na recuperação desses elementos.

A reforma e reformulação do mobiliário está em alta nos dias de hoje. Atualmente, não são apenas as pessoas com menos dinheiro que recorrem a este tipo de serviços. Pelo contrário, às vezes, são os que dispõem de mais recursos que optam por melhorar o ambiente em casa.

Assim, a tapeçaria é uma daquelas profissões milenares que teve um crescimento interessante nos últimos tempos, junto com os ofícios como chapeleiro, sapateiro e alfaiate.

Mas, para atingir essa perfeição, você precisa ser criativo. Além disso, é preciso muita paciência para concluir os trabalhos com a perfeição desejada.

Tapeceiro de móveis

O tapeceiro pode tanto fazer um sofá novo ou cuidar da sua renovação ou remodelação, para recuperá-lo dos anos de uso ou para dar-lhe um aspecto mais moderno e interessante.

Mas outros móveis também podem passar por suas mãos, como cadeiras, poltronas, espreguiçadeiras, entre outros.

Assim, esses profissionais podem atuar em fábricas de móveis ou por conta própria em oficinas de artesanato, dedicando-se à restauração de móveis antigos.

Eles também podem lidar com estofamento ou colocação de espuma e forros nas armações das camas, cabeceiras ou mesmo em barcos.

Seu trabalho não trata apenas dos aspectos estéticos da tapeçaria, mas também do conforto que eles oferecem. Portanto, é necessário que eles tenham um bom conhecimento dos materiais que utilizam e de suas características e qualidades.

Você também precisa conhecer muito bem as ferramentas de que precisa para fazer os diferentes trabalhos. Você consegue encontrar profissionais de tapeçaria em piracicaba, que fazem todo tipo de peças customizadas.

Chaveiro profissional

Para quem quer começar e criar o seu próprio negócio, o comércio de chaveiro é uma boa profissão. A demanda é recorrente, o que garante um bom fluxo de clientes. Porém, existem alguns desafios que surgirão e deverão ser enfrentados para que o empreendedor seja um chaveiro de sucesso.

Isso porque, na gestão do próprio negócio, o profissional será responsável pela gestão financeira, estratégias de marketing e execução dos serviços oferecidos. Interessado no assunto? Confira agora quais são os passos a seguir para entrar no mercado de chaveiro em piracicaba.

Os serviços de chaveiro podem não ser solicitados pela mesma pessoa todos os dias, mas sim por várias pessoas e empresas simultaneamente.

Os problemas sempre acontecem: é a chave da casa que perdemos na rua, a chave do carro que ficou presa ou a fechadura que ficou presa e prendeu alguém.

Existem muitas situações cotidianas que exigem a experiência de um chaveiro profissional. O mercado de trabalho para essa profissão está sempre em alta.

Os chaveiros, por exemplo, estão sempre em alta com grande procura de serviços.

É por isso que o chaveiro é uma boa profissão. Você pode instalar seu ponto comercial próximo a supermercados, conjuntos habitacionais ou dentro de shopping centers, por exemplo. O importante é estar em um local que garanta a visibilidade do seu negócio.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →