O primeiro contato que temos com alguma marca ou produto é justamente relacionado a sua comunicação visual, um design diferente, um logotipo chamativo, uma união de cores que combinam, tudo isso chama a atenção e pode ser considerado o primeiro passo para se identificar com uma empresa de projeto de instalações elétricas, por exemplo.
A maioria dos seres-humanos atuam cobram cada vez mais, um visual que seja marcante e chamativo, muitas vezes, escolhas são feitas por acharem que um determinado item é mais bonito que o outro ou porque algum ponto visual se destacou mais do que algum concorrente.
No texto de hoje, vamos mostrar para você toda a importância da comunicação visual e como ela deve ser considerada crucial para o seu negócio, bora conferir? Então vamos lá!
O que é Comunicação visual?
Antes de mais nada é preciso entender o que significa a comunicação visual, que é nada mais do que os processos de transmissão e recepção de informações por meio de recursos visuais, ou seja, é uma mensagem passada ao seu consumidor através de determinados recursos visuais como cores, formas, imagens, ilustrações, entre outros.
O recurso visual é um dos mais importantes dentro de uma campanha de marketing ou publicidade, afinal, existem várias marcas que não precisam falar nada para serem reconhecidas por qualquer pessoa, os seus recursos visuais já se consolidaram dentro do mercado.
A comunicação visual está em tudo, em uma empresa de lacre de segurança, por exemplo, ela que dá os tons e fornece uma ideia melhor de como aquele negócio funciona, ela é quem causa a primeira impressão, e passa para os seus clientes qual a cultura de sua empresa e a maneira como ela se comporta em termos culturais e de pensamentos.
Qual a importância da comunicação visual?
Estamos passando por tempos cada vez mais necessitados da arte visual, com a expansão do cinema e dos conteúdos produzidos em formato de vídeos, as pessoas estão cada vez mais buscando por esses recursos visuais e muitas se comunicam apenas por eles, priorizando por completo a comunicação visual.
Afinal, ela é o ponto chave para que as pessoas possam ter mais atenção no seu negócio, é ela quem atrai os primeiros olhares e faz com que sua empresa se destaque no meio de um mercado cada vez mais concorrido, ter uma boa comunicação visual significa marcar presença, ser chamativo, ser lembrado, chamar a atenção, e nós sabemos o quanto isso é crucial nos dias de hoje.
Abaixo, separamos algumas vantagens da comunicação visual que vão te mostrar mais sobre a sua importância e o que ela pode fornecer para o seu negócio.
Encantar e engajar a audiência
Uma comunicação visual bem feita pode facilmente encantar a audiência se tornando até certo ponto marcante e fazendo com que os usuários tenham a preferência pela sua marca dependendo de como ela é feita, os textos podem até nos fazer refletir mas é através de uma boa imagem que nossos olhos começam a brilhar.
Com elas, você consegue se conectar com as emoções das pessoas, e transmitir valores e crenças apenas utilizando a parte visual, isso gera um relacionamento forte e intenso com o público, que se sente cada vez mais encantando e engajado com seu negócio.
Transmitir o branding
As imagens carregam informações subjetivas que nem mesmo as palavras conseguem transmitir, os seus valores, missão, objetivos, cultura, forma de pensar, entre outros podem ser passados para o seu público com uma comunicação visual bem feita e estruturada.
Transmitir o branding significa falar mais sobre a sua marca, mostrar ao público tudo sobre o seu negócio, ganhar reconhecimento e fazer com que sua empresa de etiquetas adesivas comece a ser mais reconhecida e vista pelas pessoas.
Informar de forma rápida e efetiva
Por fim, uma imagem pode valer muito mais do que uma frase ou um texto, afinal, dentro de uma breve apresentação visual, o ser humano já é capaz de captar todos os elementos e entender de forma rápida e sucinta aquilo que a empresa quer passar a ele.
Sendo assim, a informação chega de maneira muito mais veloz, o cérebro humano pode processar uma imagem em 13 milissegundos, ou seja, muito mais rápido e efetivo do que ler um texto.
Você já sabia que a comunicação visual é tão importante dentro do nosso dia a dia? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.