23 de novembro de 2024

Saiba a importância do copywriting para sua estratégia

A redação digital já está presente na rotina de muitas empresas, que reconhecem a importância de se comunicar com o seu público constantemente, e para tornar esse diálogo mais efetivo é necessário entender o que é copywriting.

Criar conteúdos hoje é parte do trabalho de qualquer marca que queira se destacar no mercado, principalmente se essa produção de conteúdo for focada na internet, espaço esse onde a grande maioria das pessoas passa boa parte do seu dia. 

Seja para realizar atividades pertinentes ao trabalho ou seja para encomendar um copo personalizado, os usuários do mundo todo estão frequentemente realizando pesquisas de vários gêneros.

Assim, ao pesquisar sobre um copo personalizado, o leitor pode querer entender como funciona o processo de personalização, ou seja, o que está envolvido na produção desse tipo de brinde que é capaz de oferecer um item exclusivo para o comprador.

Mas, há também o usuário que pode estar pesquisando sobre esse tipo de objetivo para presentear uma pessoa especial, o que quer dizer que a sua busca está mais relacionada a um processo de compra. 

Portanto, pode ser que surjam dúvidas no potencial comprador. Afinal, ele ainda não está decidido sobre a real necessidade ou vantagem de adquirir um produto desse tipo. 

Mas, se ele se depara com um texto argumentativo que mostra os benefícios da compra, é bastante provável que ele reconheça essas verdades e queira finalizar o seu pedido. Nesse caso, é possível entender a importância do texto que foi redigido para essa finalidade. 

Ao contrário de uma redação digital, que pode ser um texto com o intuito apenas de informar dados ao leitor, o conteúdo que insere técnicas de persuasão para que o leitor realize uma compra é um texto de copywriting. 

Para entender melhor o que isso significa e qual é a função do copywriting dentro de uma estratégia de negócio, não deixe de acompanhar este conteúdo até o fim, esclarecendo assim as suas dúvidas sobre o assunto. 

O que é copywriting e como ele funciona?

Uma empresa possui várias demandas para dar continuidade ao seu trabalho. Sendo assim, ela pode precisar de um serviço de outsourcing de impressão em Campinas da mesma forma que depende de uma estratégia de marketing para vender mais. 

O copywriting surge nesse cenário como uma solução atrativa e interessante para potencializar e aprimorar técnicas de vendas, sendo que ele pode ser inserido dentro de um texto de forma simples e estratégica. 

Para ilustrar melhor, é necessário começar com a definição do termo. Copywriting significa recorrer à escrita de modo persuasivo, ou seja, de inserir técnicas variadas dentro de uma redação para que ela possa convencer o leitor a realizar uma determinada ação. 

O copywriting utilizado por uma empresa de segurança para eventos ou por qualquer outra companhia de segmento diferente pode ser empregado para levar o leitor a realizar ações como:

  • Comprar um produto;
  • Contratar um serviço;
  • Realizar o cadastro em um site;
  • Participar de um evento;
  • Assistir a um vídeo.

De fato, as possibilidades são várias, de maneira que saber como utilizar as estratégias mais assertivas dentro de uma redação é o meio mais promissor para que o resultado almejado seja atingido com maior facilidade.

Nesse sentido, é interessante também conhecer como funciona o copywriting, ou seja, quais são as técnicas que ao serem utilizadas dentro de um conteúdo, podem levar o cliente a realizar aquilo o que se espera dele. 

Uma das mais importantes técnicas de copywriting são os gatilhos. Eles podem ser: autoridade, reciprocidade, escassez, afinidade, prova social ou compromisso e coerência.

O gatilho de autoridade é aquele que reforça um dado que foi inserido no texto. Para isso, ele traz informações de especialistas. Com isso, o leitor se sente mais seguro, pois vê que há pessoas de nível superior reforçando o que está sendo dito por ali. 

Há também o gatilho de reciprocidade, que nada mais é do que o ato de responder uma gentileza com outra gentileza. É como oferecer um troféu personalizado acrílico para um campeão, ou seja, dar um bônus para um leitor que se inscreveu em uma newsletter.

Quando se utiliza o gatilho de escassez em uma redação de copywriting, a ideia é transmitir ao leitor que ele pode perder uma grande oportunidade se não realizar a ação que está sendo pedida no texto. Isso pode ser traduzido em uma compra com bônus ou um prazo. 

Já o gatilho da afinidade tem o objetivo de criar uma conexão com o leitor, ou seja, de fazer com que ele se sinta parte do texto ou da experiência que está sendo narrada ali. Aqui, uma ação necessária é a de contar uma história. 

O gatilho da prova social é aquele que traz depoimentos de outros clientes que já tiveram acesso ao que está sendo ofertado naquele texto. 

Isso pode ser feito apresentando o número de compradores, mostrando cases de sucesso ou com depoimentos. 

Uma pessoa que tenha feito alongamento de cílios híbrido em uma clínica de estética, por exemplo, pode relatar que gostou do procedimento, do atendimento e do resultado, o que leva outras pessoas a quererem passar pelo mesmo processo. 

Por fim, o gatilho de compromisso e coerência pode ser utilizado para fazer com que o cliente assuma um compromisso como que está sendo dito ali, uma vez que é natural do ser humano agir com coerência quando decide assumir um acordo. 

Ao inserir esse tipo de gatilho dentro de um texto, ele deixa de ser um mero conteúdo informativo para se tornar uma carta de vendas, de modo que qualquer pessoa que está lendo o conteúdo se envolve mais e passa a querer o que está sendo dito ali.

Justamente por isso, a área de copywriting vem crescendo de maneira relevante dentro do marketing digital, de forma que se torna indispensável para empresas que querem obter melhores desempenhos em vendas e em conexão com o seu público. 

3 dicas para quem quer se aprofundar mais nessa estratégia

Depois de entender mais sobre o que é o copywriting e de como ele funciona, nada mais apropriado do que entender quais são as principais dicas para se aprofundar nessa estratégia. 

De fato, ao conhecer mais características desse universo, é possível conquistar um resultado cada vez melhor, uma vez que os conteúdos produzidos se tornam mais aperfeiçoados e assertivos. Conheça dicas para isso a seguir. 

1. Conheça o público com o qual está falando

Um dos primeiros passos para conseguir realizar um bom trabalho de copywriting é o de conhecer o público com o qual se está falando. 

Afinal, qualquer traço que ajude na identificação do leitor com o conteúdo faz toda a diferença. 

De fato, uma máquina de pegar ursinho vai atrair muito mais uma criança ou um adolescente do que pode atrair um executivo que está em busca de um notebook para comprar. Portanto, saber utilizar os elementos certos de acordo com o público é essencial. 

Sendo assim, é fundamental conhecer as características dos leitores, de modo que o conteúdo foque na perspectiva e nos desejos que aquelas pessoas possuem, para que a conquista de resultados seja efetiva. 

2. Ofereça uma vantagem ou um bônus exclusivo

Quando um cliente está no momento de compra, um dos desejos dele é o de obter vantagens que tornem o seu consumo muito mais interessante. Sendo assim, um bom copywriting deve incluir algo exclusivo. 

Um exemplo disso pode ser o de uma lavanderia que quer conquistar mais clientes. Para isso, ao oferecer uma lavagem de tapetes a seco, ela pode disponibilizar a parte de busca e entrega do produto sem custos, para tornar o serviço ainda mais interessante. 

Outra sugestão é a de garantir que o cliente receberá um bônus ao realizar a compra. Quem adquire um curso online, por exemplo, pode receber uma palestra extra, que enriquece ainda mais o conteúdo. Por isso, quanto mais vantagens, mais resultados. 

3. Faça um curso na área

Outra dica importante que pode enriquecer ainda mais a qualidade das estratégias de copywriting inseridas em um texto é a de obter conhecimentos de maneira técnica. Para isso, nada mais interessante do que fazer um curso na área. 

De fato, assim como um engenheiro que realiza um projeto de salão comercial obteve os conhecimentos necessários durante o seu período de estudos na graduação, um profissional que queira trabalhar com copywriting deve buscar conhecimentos profundos. 

Com tudo isso, é possível conquistar uma boa performance na realização do copywriting, de forma que os resultados sejam cada vez mais satisfatórios. 

Considerações finais

Sendo assim, o copywriting é uma área que vem crescendo cada vez mais no cenário do marketing digital, de modo que é fundamental investir nele para obter resultados ainda maiores do que os atuais. 

Por isso, não deixe de seguir as dicas deste conteúdo, para que seja possível aprimorar as suas estratégias de marketing, dessa forma, ter um trabalho cada vez mais positivo e assertivo na conquista de clientes. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.