7 de julho de 2022

Saiba quais são os principais vermes que podem ser transmitidos para pessoas e animais domésticos

Conheça as principais zoonoses, doenças transmitidas entre animais e homens

Você sabia que existem vermes que podem ser transmitidos tanto para animais domésticos quanto para os seres humanos?

As doenças transmitidas pelos animais aos humanos recebem o nome de zoonoses. Essas doenças, geralmente de caráter infeccioso, podem ser transmitidas por meio do contato com animais próximos, como animais domésticos, ou pela ingestão de animais contaminados.

Para tratar as verminoses em animais, utiliza-se um tipo de antiparasitário que detém e previne a infestação dos parasitas. Quem tem um animal em casa deve usar o medicamento antiparasitário de forma periódica, para manter a saúde do animal e evitar o contágio em pessoas.

Zoonoses

As zoonoses podem ser causadas por bactérias, parasitas, vírus e fungos. Elas são classificadas em duas categorias: antropozoonose (doenças de animais que podem ser transmitidas aos homens) e zooantroponose (doenças de pessoas que podem ser transmitidas aos animais). Abaixo, conheça as principais zoonoses:

Ancilostomíase ou bicho geográfico (Larva migrans cutânea)

A ancilostomíase é a doença causada pela Larva migrans. Os cães e gatos que estão infectados com ancilostomídeos, especialmente Ancylostoma braziliense e Ancylostoma caninum, ficam infestados pela larva.

O bicho geográfico é uma infecção de pele causada por parasitas que vivem no intestino de cães e gatos. A contaminação ocorre por meio do contato de uma pessoa com fezes infectadas.

A doença recebe o nome de bicho geográfico por causa do “caminho” que se forma embaixo da pele do hospedeiro.

Toxoplasmose

Sendo uma das zoonoses mais conhecidas, a toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondi. Ela é transmitida por meio de água e/ou alimentos contaminados com oocistos esporulados, que são encontrados nas fezes de gatos e outros felídeos ou em carnes cruas e mal passadas.

Além disso, a toxoplasmose pode ser transmitida de forma congênita, de mãe para filho, mas não pode ser transmitida de uma pessoa para outra.

Raiva

A raiva é provocada pelo vírus do gênero Lyssavirus e pode ser transmitida por cães, gatos, ratos, morcegos, macacos, bovinos, equinos e animais silvestres. Ela altera o comportamento do animal, que se torna agressivo.

Embora os animais silvestres sejam contaminados em maior número, os principais responsáveis pela transmissão da doença são os animais domésticos. Por isso, todos os anos, os tutores devem levar seus pets para receber a vacina contra a raiva.

A transmissão da raiva ao homem ocorre por meio da saliva de animais contaminados, principalmente por mordedura, mas também por lambedura ou arranhadura. A letalidade em humanos é de quase 100%. Por isso, além de vacinar os animais, também é necessário que as pessoas tomem a vacina contra raiva.

Leptospirose

É uma doença endêmica, que se torna bastante comum durante a época de chuvas. A leptospirose também é uma zoonose bastante conhecida que afeta tanto os animais como o homem.

Ela é causada pela bactéria Leptospira spp e transmitida por meio de urina, água e alimentos contaminados, que podem entrar em contato através da pele lesionada e da ingestão. Animais como rato, cão, bovino e animais silvestres podem contrair e transmitir a leptospirose.

Dipilidiose

Trata-se de uma infestação pelo cestódeo Dipylidium cacinum, que pode infectar o intestino delgado de cães, gatos e seres humanos em sua forma adulta. No estágio larval, o parasita fica localizado na cavidade geral dos chamados hospedeiros intermediários, as pulgas e os piolhos.

A dipilidiose é muito comum em cães e um pouco menos comum em gatos. A principal forma de evitar essa doença nos seres humanos é fazendo o controle de pulgas nos animais.

As zoonoses são consideradas situação de saúde pública, sendo uma preocupação com o bem-estar e a saúde das pessoas de modo geral. Com o objetivo de combatê-las, existem programas regionais e estaduais, que atuam na prevenção e controle das doenças.

Para evitar as zoonoses também é necessário ter controle sobre os animais, especialmente os animais domésticos, mantendo a vacinação em dia e levando o pet com frequência ao veterinário. Além disso, também é necessário que as pessoas tomem as vacinas, tenham cuidado no manuseio e preparo de alimentos e se atentem à higienização correta.

Direto da Redação

Tudo em Um é um portal de notícia conceituado e de muito valor agregado quando o foco é informar e compartilhar conteúdos de extrema qualidade informativa. Tenha certeza de que está no Portal de notícias certo para consumir conteúdo de qualidade.

View all posts by Direto da Redação →