8 de dezembro de 2022

Subversive Basics: conheça a moda viral do TikTok

O termo foi trazido por Agustina Panzoni e envolve um estilo futurista e sensual

O TikTok é o aplicativo em alta entre a geração Z, os nascidos digitais. Sendo assim, é claro que muitas tendências de moda surgem por lá, nos vídeos de até três minutos exibidos pelo app.

Esse é o caso da Subversive Basics, uma microtendência que traz um plus para o look básico. A ideia é desconstruir a peça original, dar um toque rebelde, distópico e até punk. Conheça mais detalhes e veja como usar.

Transparências com um toque chique

O fato de mostrar o corpo está muito presente no Subversive Basics, tanto que a transparência é muito bem-vinda em camisetas, meia-calças e até detalhes nas saias, shorts ou calças. Nos pés, os modelos de sapatos femininos são bem variados e o calçado torna o look elegante, tanto que os saltos são muito usados na tendência.

Rasgos e recortes criam uma peça nova

Assim como a transparência, os recortes e rasgos também deixam a pele de fora. Aqui a peça pode vir de fábrica com os detalhes ou ser personalizada por quem deseja apostar na estética futurista. Os tops à mostra aparecem muito para serem usados por baixo de camisetas desconstruídas.

DIY: faça você mesma

A tendência trouxe de volta a vontade de criar as próprias peças, tanto que é isso que você encontra nos vídeos do TikTok, dicas de como personalizar aquela regata básica esquecida no fundo do guarda-roupa. Você pega o tecido e faz recortes nele, para criar os rasgos. Se desejar pode tampá-los com tecido transparente, mas a ideia é realmente mostrar o corpo.

Tons neutros comandam o estilo

Quanto às cores, por mais que se trate de um estilo futurista e moderno, não há muito colorido sendo exibido. Muito pelo contrário, o foco está nos tons neutros, como o preto, o cinza e o branco. Inclusive, o look todo em preto ou todo em branco é muito comum. Isso se deve ao fato do destaque ficar com as transparências, recortes e rasgos.

Estilo agênero liberado para todos

Outro destaque do Subversive Basics é ser uma moda agênero. Não é voltada especificamente para as mulheres ou para os homens. Ambos podem usá-la e aproveitar ao máximo a tendência. Basta transformar essas peças mais básicas e investir no toque extra de sensualidade. 

Uma novidade nem tão nova assim

Como a moda é cíclica e retorna para as passarelas em uma média de 20 anos, é claro que um pouco do Subversive Basics já foi visto anteriormente. A década de 1990 apostou muito no sensual, nas transparências e nos rasgos para mostrar a pele. A diferença agora está em como as peças são apresentadas, trazendo para a rua itens tidos como básicos.

O surgimento do termo no TikTok

Os TikTokers já começavam a mostrar suas peças desconstruídas e seu estilo, mas sem dar um nome para a tendência. Foi Agustina Panzoni, uma analista de tendências e consultora de moda da Worth Global Style Network (WGSN), que trouxe o termo Subversive Basics para as hashtags e falou sobre ele. 

Segundo ela, se trata de um básico que se rebela, por isso perde sua utilidade inicial (de ser uma peça básica) e se torna uma roupa completamente diferente. 

Ela também acredita que isso é um efeito pós-pandemia, uma forma que os jovens encontraram de expressar (nas roupas) como se sentem depois de tudo o que viveram. Exatamente por isso não se sabe quanto tempo irá durar o interesse pelo estilo, pode ser algo temporário, logo substituído por outra tendência.

De qualquer forma, algo fica bastante claro com a microtendência. A ideia não é apenas vestir e dar um toque de sensualidade, mas se expressar. A roupa e a identidade passam a ser uma só.