14 de julho de 2024

Benefícios dos suplementos alimentares na saúde dos pets

A alimentação pode ser insuficiente para manter a saúde de alguns pets

O que um pet saudável precisa? Um bom espaço, alimentação equilibrada, atividades físicas e cuidado veterinário. Na teoria, parece simples, mas nem sempre seguir todas essas etapas é o suficiente para que seu bichinho esteja com a saúde 100%.

Nesse cenário, os suplementos alimentares para pet, como o glicopan pet, sugerem como uma alternativa para complementar as demandas nutricionais do animal. Mas afinal, será que isso é mesmo indicado? Quando é preciso recorrer a esses suplementos? Esse e outros questionamentos serão respondidas a seguir:

Os suplementos são mesmo necessários para os pets?

Quando falamos em suplementos alimentares, é comum associar o produto aos suplementos utilizados por humanos para aumentar os resultados na academia ou repor alguma vitamina. Entretanto, os suplementos não são exclusivos para o uso em pessoas.

Os pets também podem se beneficiar, repondo vitaminas e minerais que não estão sendo supridos pela alimentação. Nesses casos, os suplementos são necessários para que a saúde do animal continue em dia.

O suplemento não substitui uma boa alimentação

A principal responsável por fornecer as vitaminas e minerais necessários para os pets é a alimentação. É importante que a ração escolhida seja de qualidade e que as porções e frequência com que ela é oferecida sejam estabelecidas de acordo com a necessidade de cada pet.

Mesmo seguindo todas essas regras, a idade do animal, problemas de saúde ou particularidades de cada raça podem fazer com que seja necessário consumir ainda mais vitaminas e nutrientes. Nesses casos, o suplemento deve ser associado à alimentação, sem que o tutor deixe de lado os cuidados com os alimentos. É essencial frisar que o suplemento não substitui uma boa alimentação.

Como saber se meu pet precisa de suplemento?

A falta de vitaminas e nutrientes nem sempre é visível para os tutores. Em casos mais graves, os pets podem ficar desanimados e demonstrar um comportamento diferente, mas nem sempre é assim.

Por isso, é importante buscar a ajuda especializada de um veterinário para estabelecer as quantidades de nutrientes necessários para o seu pet e o consumo que está sendo feito. É esse profissional que também será capaz de determinar a necessidade ou não de um suplemento e como ele deve ser administrado. Assim como a falta de nutrientes pode fazer mal ao pet, o excesso também pode!

Os suplementos podem ser usados como tratamento?

Os suplementos alimentares não são medicamentos, portanto eles não são capazes de combater doenças ou problemas de saúde de forma isolada. Apesar disso, o seu uso pode ser associado aos remédios, impulsionando o tratamento e a melhora do animal.

Nesses casos, também é muito importante buscar a ajuda de um veterinário. Na consulta, ele pode determinar se existe uma carência de vitaminas e nutrientes e como fazer essa reposição para um tratamento mais eficaz e ágil do problema.

Benefícios da suplementação pet

A suplementação pet pode ser essencial para a manutenção da saúde e uma forte aliada no combate de doenças, como observado acima. Além disso, alguns benefícios podem ser observados nos animais que fazem o uso deste produto. Confira os 3 principais a seguir:

Aumento da imunidade

A falta de vitaminas e minerais pode contribuir para a baixa da imunidade, deixando os pets mais suscetíveis a desenvolverem doenças ou problemas de saúde. Com a suplementação, é possível manter a imunidade alta e evitar esses problemas.

Bom funcionamento do metabolismo

Quando gastamos energia, é preciso fazer a sua reposição. Com os pets, não é diferente! Mantendo esse equilíbrio com a ajuda dos suplementos, é possível estimular o bom funcionamento do metabolismo.

Gestação e lactação mais saudável

A gestação e lactação das fêmeas consomem muita energia, vitamina e nutrientes. Essa demanda extra pode ser suprida com a ajuda dos suplementos alimentares, evitando que mamães e filhotes desenvolvam problemas ao longo desses períodos.