8 de dezembro de 2022

5 mandamentos dos looks oversized

A alfaiataria é uma peça clássica, mas também pode aparecer em looks descontraídos e despojados. Veja como fazer isso de forma simples!

Ter um guarda-roupa versátil implica ter abertura para inserir diferentes peças e estilos nos seus looks. A alfaiataria é um modelo clássico de calça, tendo o seu início durante a Idade Média. Inicialmente, essa peça era destinada somente aos  homens, mas, com o desenvolvimento de novas visões de mundo, as mulheres também passaram a usar essa calça.

No passado, a calça de alfaiataria era muito associada ao trabalho. No entanto, hoje ela aparece em outros contextos. Veja algumas dicas para incorporar esse estilo em seu cotidiano, combinando-o com roupas e sapatos superconfortáveis como o mocassim ou compondo looks casuais.

Chique

A calça de alfaiataria é considerada uma peça clássica e chique. É especialmente indicada para quem adora aliar sofisticação, inovação e conforto. A alfaiataria é um estilo de corte bem delineado, com acabamento estruturado e modelagem reta. O nome desse estilo remete aos alfaiates, que confeccionavam as peças sob encomenda e feitas sob medida.

No entanto, ao contrário do que a maioria pensa, essa peça pode ser inserida em looks bastante descolados e despojados. Veja alguns exemplos a seguir de como fazer isso!

Tênis e mocassim

Combinar calça de alfaiataria e tênis é uma maneira ótima e simples de incorporar essa peça no seu dia a dia. Esse look é super despojado e confortável, podendo aparecer em diferentes contextos, desde aniversário até uma saída casual com amigos.

Para o trabalho, é possível colocar uma camisa branca ou um blazer por cima, a fim de deixar a composição elegante e despojada ao mesmo tempo. No caso de ocasiões informais, pode combinar ambos com uma t-shirt bem casual. 

Ao sair à noite para dançar, que tal uma blusa bem confortável e bem ventilada, com alças? Isso garante não só estilo, mas também conforto. Para quem precisa de um look mais formal, a calça de alfaiataria fica ótima quando combinada com um sapato mocassim, sendo uma dupla impecável para ter no armário.

T-shirt

A t-shirt é uma peça curinga para se ter no guarda-roupa e pode ser combinada com as mais diversas peças. Uma delas é a calça alfaiate, criando assim uma composição bastante inovadora, quebrando a formalidade comumente associada a esse tipo de calça.

Para um look mais casual, aposte em uma t-shirt básica, preferencialmente em tons como preto, branco e cinza. Em ocasiões mais arrumadas, que tal ir com uma t-shirt estilosa estampada? Nesse caso, é preciso cautela para escolher os acessórios e não deixar a composição sobrecarregada.

Jaqueta 

A jaqueta é uma peça versátil, bastante descolada e também pode ser combinada com calça de alfaiataria. Isso garante um look bonito e extremamente confortável. Se você deseja ousar, aposte nas jaquetas de couro.

Vale lembrar que, quando combinada com peça em alfaiataria, a jaqueta precisa apresentar ótimo acabamento e estar bem justa ao corpo. O melhor é apostar nas cores clássicas, como preto e azul-marinho.

Sobreposições

As sobreposições estão em alta e podem aparecer nos mais diversos contextos. Tanto em dias mais quentes (devendo ser combinadas com shorts e calçados bem ventilados) como nos mais frios (sendo ótimo para dar um bom acabamento e garantir o conforto térmico).

No inverno, uma boa opção é combinar calça de alfaiataria com suéteres e blusas. Capriche no calçado, priorizando bota e sapatos. A alfaiataria garante um visual mais alinhado sem abrir mão do conforto. Lembre-se de conferir se é preciso fazer barra, pois essa peça demanda alinho e não pode ter a barra dobrada de qualquer jeito.