28 de abril de 2024

Decorando sua casa com as cores do inverno

Aposte em dicas básicas, como trocar a cor da roupa de cama, até as mais completas, como mudar a cor das paredes.

Mudar a casa e trazer novas cores deixa os espaços ainda mais bonitos. Sem contar que é uma forma de deixar tudo com o seu gosto pessoal. Alguns gostam de mudanças anuais e outros que seguem as estações do ano.

Inclusive, você sabia que cada estação segue um padrão de cores? Então, se você quer entrar no clima do outono/inverno, aproveite para pintar a parede com cores que combinam com a época. Além disso, existem outras dicas que podem ser seguidas. Confira!

Dicas para decorar a casa com cores do inverno

O inverno pede cores que ajudem a aquecer o lar e deixá-lo aconchegante. Apesar de terem nomes específicos, trazidos pela Pantone, como Lava Falls ou Nosegay, são indicados tons de vermelho, amarelo, laranja, rosa, verde-escuro, azul e marrom. Confira as dicas para usar na decoração.

Mantas de cores quentes

As mantas ajudam a deixar o ambiente quentinho e provavelmente vão ser usadas com frequência. Além de mantê-las nos quartos, leve-as para a sala e deixe no sofá e nas poltronas.

Assim, quando for assistir à TV ou ler um livro, basta puxar a manta e se aquecer. Quanto às cores, opte pelas variações de vermelho ou laranja.

Roupa de cama verde-escura

O quarto precisa ser um ambiente mais tranquilo, com isso, cores muito vívidas, como o vermelho, o amarelo e o laranja não são recomendadas. Para não correr o risco de causar ansiedade e estresse, aposte nas roupas de cama com tons mais frios.

Aqui o verde-escuro é muito bem-vindo, até por ser uma das cores do inverno e remeter à natureza. Além da roupa de cama, é válido investir na cor para o edredom.

Pintar as paredes de acordo com o ambiente

Que tal pôr a mão na massa, ou melhor, na tinta? Para mudanças mais bruscas, troque a cor de todas as paredes e, se prefere algo mais delicado, faça listras ou pinte apenas uma parede.

Antes de escolher a cor pense no uso do ambiente. O quarto pede tons mais frios e que ajudam a relaxar, já a cozinha pode receber tons quentes. Cores que transmitem mais aconchego são escuras e dessaturadas, então você pode escolher desde azul e verde, até amarelo ou vermelho. 

Além disso, os marrons são bem-vindos e bem aconchegantes para usar no inverno, ainda mais quando têm variações próximas do vermelho, laranja ou amarelo. 

Apostar nos tapetes coloridos

Os tapetes também são a cara do inverno e ajudam a aquecer os cômodos. Nos quartos podem ser grandes, colocados embaixo da cama, ou pequenos, apenas para colocar os pés ao se levantar.

A dica está em aproveitar as variações de tons e investir nas estampas. Listras, desenhos e tudo que possa usar ao máximo as cores da estação mais fria do ano.

Almofadas por toda a casa

Elas deixam o ambiente fofo e confortável, por isso não ignore as almofadas. No quarto complementam a decoração da cama e na sala combinam com o sofá. As cores podem, sim, ser mais vívidas e quentes, como o vermelho, amarelo e laranja, só cuide para não exagerar.

Além disso, mais do que coloridas, elas também ficam incríveis se forem decoradas ou estampadas. Então, pode trazê-las para a decoração da sua casa.

Quadros e gravuras

Uma opção para mexer nas paredes, mas sem alterações muito grandes. Aposte em quadros que trabalhem com as cores do inverno. Um desenho de uma planta, por exemplo, traz o verde-escuro, mas nada impede de colocar muito vermelho e amarelo nas paredes.

A regra é só analisar antes a função do cômodo. Mesmo sendo um item menor, o excesso de quadros com uma cor vermelha intensa pode contribuir para deixar uma pessoa estressada ou ansiosa. 

Gostou das dicas para decorar sua casa com as cores do inverno? Agora é só escolher uma delas e colocar em prática. Pode ter certeza que você vai adorar o resultado.