24 de novembro de 2024

O que é o ABM no marketing?

O marketing digital é uma área que vem crescendo cada vez mais com o passar dos anos e já se tornou parte da rotina de muitas empresas, dos mais diversos segmentos como a venda de lacre de segurança, até os mais comuns, como consultoria online. 

Todos os negócios estão adotando ou já adotaram o marketing alguma vez, mas o que muitas pessoas não sabem, é que existem várias estratégias e escolhas diferentes dentro dessa área, que vai muito além de anúncios em redes sociais. 

Dentre essa grande diversidade de negócios, existe uma que está chamando cada vez mais atenção do público, que é o ABM no marketing, você já ouviu falar sobre essa metodologia?

O que é o ABM?

ABM, ou também conhecido como Account Based Marketing, ou na tradução para o português, Marketing Baseado em Contas,é uma estratégia de marketing de vendas focada em empresas (contas) específicas, com alto nível de customização e personalização durante a campanha, trazendo resultados surpreendentes. 

Um dos principais objetivos do marketing é gerar novos leads para a sua empresa, certo? Fazer com que mais pessoas interajam com o seu negócio e fiquem mais perto de se tornarem clientes. 

Porém, muitas vezes a taxa de leads pode ser abaixo do que você esperava, ou é mais difícil do que o planejado, convencer as pessoas a fazerem parte de seu negócio, o ABM, ele direciona essas campanhas para empresas específicas, fazendo com que a chance de elas converterem é muito maior. 

Imagine ao invés de criar uma campanha geral sobre sua etiqueta acrílica, poder selecionar a dedo, contas interessadas e personalizar toda a sua estratégia ao redor dela, desde os anúncios, conteúdos e até mesmo as ofertas. Tudo feito de maneira individualizada e pensada de acordo com o interesse geral. 

Segundo a pesquisa do Alterá Group, 97% das pessoas disseram que essa tática do ABM forneceu um ROI muito maior do que qualquer outra estratégia de marketing. 

Diferente do Inbound Marketing, que possui um funil que consiste em: atrair, nutrir e por último converter, o ABM, tem como principal foco a identificação, estudar profundamente e conhecer seu público de maneira completa, depois começa a engajar com ele e por último, encantar e expandir. 

Ou seja, o grande foco é realmente no cliente, colocando ele no centro de tudo e montando estratégias totalmente personalizadas para agradá-lo.

Quais são as estratégias da ABM?

As estratégias de ABM são separadas em três grupos principais e são executadas de acordo com o objetivo que a sua empresa possui, entre elas temos:

One-to-one ABM (Um para um)

Esse é considerado o tipo mais personalizado e talvez um dos mais difíceis de ser executado, são estratégias individuais, baseadas em dados coletados dos mapas realizados pelas empresas, que abordam sobre os tomadores de decisões, principais argumentos de vendas, notícias sobre o mercado, histórico profissional, e por aí vai. 

Baseando nessas informações o profissional de marketing monta uma estratégia altamente personalizada voltada para esse cara em específico. Por ser algo tão difícil de coletar e tão fechado, acaba sendo pouco executado, porém, possui uma taxa altíssima de conversão. 

One-to-few ABM (Um para poucos)

Aqui, ao invés de você ir a fundo na personalização, coletando dados individuais de cada pessoa, você faz uma campanha bem personalizada mas voltada para um segmento, com até 15 empresas envolvidas nele. 

Como por exemplo, uma campanha de equipamentos de combate a incêndio, algo bem estratégico, personalizado e específico, voltado especialmente para esse mercado. 

One-to-many ABM (Um-para-muitos)

Essa é a estratégia mais ampla e aberta do ABM, abordando um mercado maior, com um volume de até mil contas. Ainda é possível realizar personalizações, como localização, gostos em comum, público-alvo e por aí vai. 

Mas é uma estratégia para quem quer atingir mais pessoas, ainda de forma personalizada e assertiva, porém sem aquela exclusividade e carinho que existe no one-to-one, por exemplo. 

A estratégia ABM é extremamente eficaz nos mais variados segmentos, sendo muito utilizada dentro do marketing por conta de seus resultados extremamente positivos, se você quer trazer algo diferente para o seu negócio, totalmente personalizado, a ABM é a escolha certa. 

 Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.