29 de setembro de 2022

A fascinante história do colesterol

O colesterol é uma das substâncias mais fascinantes e importantes do nosso corpo. Ajuda a formar as membranas celulares das células e ajuda o coração a funcionar corretamente, por exemplo. Entretanto, também contribui para o risco de doenças cardíacas. 

E aí você deve estar se perguntando, “mas o que o colesterol realmente faz?” Neste artigo, exploraremos a fascinante história do colesterol.

O que é colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura que se encontra nos alimentos. O colesterol é importante para o corpo porque ajuda a produzir os hormônios insulina e DHEA. Ele também ajuda a construir músculos, células cerebrais e outros tecidos.

Os benefícios para a saúde incluem:

  •         diminuir o risco de doenças cardíacas
  •         reduzir o risco de acidente vascular cerebral
  •         diminuir o risco de diabetes
  •         melhorar a memória e a cognição
  •         aumento da vida útil
  •         reduzir o risco de alguns tipos de câncer

E como ele pode ser prejudicial?

O colesterol pode causar problemas de saúde se não for bem administrado. Por exemplo, muito colesterol pode levar a doenças cardíacas. O colesterol também pode causar problemas de pele, como mau odor da pele, erupções cutâneas e acne.

Além disso, também pode causar outras doenças como a obesidade, visto que essa é uma condição caracterizada por uma quantidade excessiva de gordura corporal que pode levar a problemas de saúde e está associada a níveis elevados de colesterol.

Os níveis de colesterol no sangue são medidos com um exame de sangue ou perfil lipídico. O médico coletará uma amostra do seu sangue e medirá a quantidade de colesterol, triglicerídeos, LDL-colesterol (ruim), HDL-colesterol (bom) e outros lipídios em seu sangue para que ele possa ter uma ideia sobre que tipo de dieta você precisa seguir para reduzir o risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral. Todavia, os níveis de colesterol no sangue nem sempre são precisos, pois podem ser afetados pela dieta, exercícios, genética ou outros fatores.

Qual é a relação entre colesterol e saúde?

O colesterol é um nutriente essencial que ajuda a formar as paredes celulares das nossas células e desempenha um papel importante na produção de energia do corpo. Também é um nutriente que pode desempenhar um papel em doenças cardíacas e outras doenças crônicas.

Acredita-se que o colesterol tenha um impacto negativo na saúde, tanto física quanto emocionalmente. Isso inclui coisas como aumento do risco de doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2 e algumas formas de câncer. Além disso, pode causar declínio cognitivo, má circulação sanguínea e até ganho de peso.

Mas, como dito anteriormente, é importante lembrar que isso é causa da má administração dele.

O que fazer para prevenir problemas relacionados ao colesterol?

A melhor maneira de prevenir problemas relacionados ao colesterol é comer uma dieta saudável rica em frutas, legumes, grãos etc. Você também pode tentar não beber álcool ou usar produtos de tabaco durante as férias, pois esses hábitos podem aumentar o risco de desenvolver alguma doença no coração ou outros problemas de saúde relacionados aos níveis de colesterol.

Outra opção para conseguir regular ou controlar o nível de LDL ou “colesterol ruim” é optar pelo suplemento de picolinato de cromo, que pode ajudar nesse processo.