29 de setembro de 2022

Uma jornada adolescente por um multiverso de fantasia

Em “O Avesso no Espelho”, Jefferson Matoso cria um mundo fantástico acessado através de um portal escondido em um espelho que foi quebrado

Em seu aniversário de 16 anos, Abner tem que lidar com uma série de problemas: seu pai alcoólatra se esqueceu de dar parabéns a ele, a namorada o dispensa por ciúmes da própria irmã, seu projeto de filme é vetado pela diretoria da escola, entre outros perrengues.

No entanto, a mais surpreendente de todas as situações acontece quando o espelho do quarto dele quebra e um portal para outro mundo é aberto. Como será esta nova dimensão? A vida do jovem protagonista pode ser melhor do outro lado?

Este é o ponto de partida do livro O Avesso no Espelho, do fotógrafo e cineasta Jefferson Matoso. Suas principais referências foram obras literárias e adaptações de clássicos como “O Mágico de Oz”, “A História Sem Fim”, “As Crônicas de Nárnia” e “Coraline”. Em comum, todas são histórias sobre crianças que abandonam suas vidas mundanas para mergulhar em um mundo fantástico, tal qual o lançamento do autor brasiliense.

A obra, que mistura fantasia, física quântica e dramas adolescentes, também é inspirada no último artigo do físico Stephen Hawking sobre universos paralelos, intitulado “Uma Saída Suave da Inflação Eterna?”. Também é importante a presença dos conceitos desenvolvidos em “O Poder do Subconsciente”, do Dr. Joseph Murphy, que estuda os paralelos entre a mente e a realidade.

Abner está caído no chão deste outro cômodo que é a réplica perfeita do banheiro onde estava.
Ainda é possível ouvir o barulho de trovões. Então levanta-se, ele está sentindo dores pelo corpo todo.
Continua confuso e perplexo, observa que todo o banheiro está uma bagunça, rolos de papel higiênico desenrolados, xampus, sabonetes e toalha espalhados pelo chão. Ainda com a testa sangrando um pouco, olha para a passagem que o sugou e vê o banheiro onde estava antes.
(O Avesso no Espelho, p. 58)

Em O Avesso no Espelho, Jefferson Matoso transformou um antigo projeto de filme impossível para o cinema nacional em uma poderosa narrativa literária. Nestas páginas, o leitor mergulha não só em um multiverso de realidades paralelas, mas nas angústias presentes na vida de um adolescente.

Ficha técnica 

Título: O Avesso no Espelho
Autor: Jefferson Matoso
Editora:
Viseu
ISBN/ASIN:
9786525415697
Páginas:
236
Preço
: R$ 41,97
Onde comprar:
Amazon e Toca Livros

Sobre o autor

Jefferson Matoso nasceu em Brasília (DF) e é fotógrafo desde 2002. Suas fotos foram expostas no Foto Arte Brasília em 2004. Foi coroteirista do vídeo LoveStone, que ganhou o Troféu Minuto, no XXV Guarnicê, de São Luís (MA), em 2002. Roteirista e diretor do curta “O Beijo da Meia Noite”, selecionado para o 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2008. Formado em Publicidade, a mistura de fantasia e ficção científica de “O Avesso do Espelho” é sua estreia na literatura.