23 de abril de 2024

Marketing de Serviço: entenda como funciona

Existem diversas fontes de informação sobre o comportamento do consumidor quando se trata da compra de um produto físico, mas em algumas situações é preciso ter um planejamento estratégico voltado para o Marketing de Serviço e atrair os leads de forma eficiente.

Enquanto os produtos físicos são tangíveis, eles podem ser promovidos por meio das características e possibilidades de uso. 

É possível atrair os consumidores por meio de distribuição de amostras, onde as pessoas podem olhar e experimentar o produto. Tudo isso desempenha um papel no processo da tomada de decisão.

No entanto, com serviço essas opções não estão disponíveis. Afinal, não se trata de comprar uma peça para manutenção da linha de produção instalada no chão de fábrica, mas sim da Instalação de cerca elétrica preço, por exemplo.

Em determinados casos, os clientes no máximo podem ver uma imagem para tornar o produto mais tangível, como experimentar um novo corte de cabelo, ou sobre um esboço de projeto imobiliário de um arquiteto.

O papel do marketing de serviço na escolha final

A intangibilidade sobre a aquisição de um serviço, ou seja, um produto intangível, torna tudo mais propenso à subjetividade, principalmente quando os consumidores têm que decidir sobre um determinado prestador de serviço em detrimento a outro. 

A propaganda, ou o marketing de serviço, desempenha um papel fundamental em todo o processo sobre a tomada de decisão, a escolha final, diferente da escolha de compra de uma empilhadeira usada barata para o setor industrial.

A divulgação bem colocada, as peças publicitárias, tudo está envolto em um planejamento de marketing que tem como objetivo conscientizar o consumidor sobre a disponibilidade do serviço e do provedor. 

A variedade de recursos, vantagens e benefícios para os usuários e a conveniência do serviço devem ser apresentados em forma de informações e dados que o consumidor pretende saber antes de decidir pela compra, afinal. 

Conforme o papel do marketing de serviço avança, os produtos intangíveis se tornam mais acessíveis, fazendo com que o cliente compre um bem de consumo sem mais delongas. 

Um exemplo está em lavar um carro em um lava-rápido. Ou mesmo o contrato com uma instituição financeira, uma seguradora de imóveis ou a compra de um seguro de vida. 

7 estratégias de marketing de serviço

O principal argumento sobre a necessidade de que os serviços requerem estratégias de marketing diferenciadas está na percepção da empresa para com o cliente. E o próprio público-alvo se torna um agente no sentido contrário. 

A diferença entre marketing de produtos e serviços é a tangibilidade e a intangibilidade. No caso do serviço, a venda trata-se de uma experiência, como saber apenas no final como ficará o Conserto de tela de celular samsung preço.

Para entender melhor, confira abaixo a apresentação de 7 estratégias que devem ser abordadas dentro de um planejamento de marketing de serviço que reforce toda a concepção, valores e diferenciais, de uma forma geral. 

  1. Confiança sobre a marca

A confiança é um dos principais alicerces do marketing de serviço. Ao comercializar um produto intangível, o principal ponto de venda é o próprio bem de consumo que está sendo oferecido no trâmite comercial. 

De acordo com o que está sendo oferecido, é possível apresentar as garantias legais, os recursos e benefícios associados, ou mesmo uma demonstração por meio de experiências de terceiros. 

Ou seja, a melhor maneira de criar confiança é usar as palavras de outras pessoas sobre o que a empresa tem a oferecer. 

  1. Depoimentos de clientes

Uma área reservada, dentro de um site, ou mesmo nas redes sociais, para o depoimento de clientes, é a melhora maneira de gerar confiança e, no caso de marketing de serviço, quanto mais, melhor. 

Dentro do planejamento de marketing, é preciso tentar obter clientes que sejam semelhantes ao público-alvo que está dentro do segmento. Isso pode ser estabelecido a partir da criação de uma persona ideal como consumidor. 

Assim, as pessoas tendem a acreditar e simpatizar com aquelas que se assemelham a gostos e situações, mesmo que seja no mercado B2B (Business To Business) que trata das geladeira expositora para restaurante na indústria de reciclagem e outros negócios que tratam diretamente com outros empreendimentos.

Mais ainda, a criação da persona permite elucidar as principais dúvidas dos clientes e evidenciar diferentes aspectos do serviço, demonstrando o valor e reduzindo dúvidas na contratação, tudo por meio de campanhas e conteúdos mais alinhados à expectativa desses potenciais consumidores.

  1. Destaques e prêmios

As empresas que trabalham com e-commerce e no setor de tecnologia devem saber que prêmios e selos de verificação de serviço podem ajudar, e muito, na divulgação de uma marca junto aos consumidores.

Os estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes, representantes comerciais que vendem biseladora de tubos a parceiros comerciais, e outros modelos de negócios, ganham destaque no mercado por sua qualidade. 

A valorização de uma marca cresce de forma considerável quando uma empresa conquista um reconhecimento como esse, aumentando o nível de credibilidade da marca.

  1. Processos de atendimento

Mesmo que um serviço esteja vendendo de acordo com as metas estabelecidas, os elementos do processo de atendimento que permitem esse fôlego fazem parte de uma proposta de valor. 

Os recursos aplicados dentro de um processo de atendimento podem ser variados, como:

  • Atenção;
  • Capacidade de Resposta;
  • Flexibilidade;
  • Gentileza; 
  • Prioridade.

Esses pontos, quando devidamente aplicados, são tão importantes que eles devem ser utilizados como os principais valores diferenciadores dentro de um planejamento de marketing.

  1. Comunicação com o cliente

Em muitos casos, para entregar o resultado final de um serviço leva muito mais tempo do que a venda média do produto e envolve bastante interação pessoal. 

Afinal, o cliente espera ser informado sobre todo o andamento do serviço, e não apenas pelo resultado final. 

É essencial estabelecer canais de comunicação claros com os consumidores. Essa se trata de uma das mais importantes estratégias do marketing de serviço, e que deve ser empregado desde o princípio entre empresas de galpao aluguel sao paulo e clientes, entre outros segmentos de atuação.

As ações de comunicação podem ser variáveis, como a atualização por meio do envio de um e-mail, ou uma ligação telefônica.

Com a disponibilidade de tantas ferramentas e soluções digitais, é simples implementar um canal de comunicação que seja eficiente para todos os envolvidos.

Outra dica é utilizar as mídias sociais e o e-mail marketing para impressionar o cliente e se mostrar como um serviço superior à concorrência. Tudo isso durante todas as etapas da jornada do cliente. 

  1. Customização ou personalização

Quando se trata de um serviço, na essência, ele pode ser personalizável, ou ao menos customizado de acordo com as características e necessidades do cliente. 

O desafio é reconhecer quanto personalizado esse serviço pode ser para alcançar a satisfação do cliente, mantendo os limites e a estrutura do escopo do que uma empresa tem a oferecer. 

Basicamente, há uma fronteira final do quanto se pode atingir para um cliente. No entanto, quanto ao serviço, os consumidores esperam alguma flexibilidade, que podem ser baseados em:

  • Alteração de preço;
  • Quantidade de entrega;
  • Resultado final;
  • Ritmo de trabalho.

Dentre esses pontos, tanto a alteração de preço quanto os prazos, são os mais solicitados, e cabe à empresa, ou ao profissional liberal, verificar qual o procedimento a ser adotado. 

Quanto à variação de quantidade, tudo é relativo sobre o bem de consumo que se está adquirindo, como um pacote de viagens que pode ser estendido. 

Sobre o resultado final, tudo vai depender da entrega da melhor experiência para o cliente, e isso é particular, em muitos casos, como a Limpeza de fachada preço e todo o cuidado que esse serviço demanda. 

  1. Definição de valor

Os aspectos abordados anteriormente levam à última estratégia, em que o resultado final de um serviço pode ser bastante vago. definir e concordar sobre os possíveis resultados desejados é uma necessidade que evita qualquer tipo de decepção. 

Por isso, a definição de valor deve levar em consideração todo o processo de trabalho, fornecedores por parte de terceiros, entre outras propriedades que envolvem o resultado final. 

Aqui, como dica, vale lembrar que deve ser incluído o valor e o marketing de serviço, pois isso é comumente negligenciado, mas faz parte do mundo dos negócios. 

Os 7 P’s do marketing de serviços

Uma estratégia de marketing de serviço não está completa sem definir o posicionamento na área em que a empresa atua. 

Anteriormente denominado 4 P’s, com a expansão das possibilidades da publicidade, as estratégias e conceitos se expandiu para 7 P’s, de modo a incluir parâmetros de posicionamento de marketing de serviço que definem como um negócio comercial é apresentado. 

Nesse sentido, para um melhor relacionamento e desenvolvimento da marca é preciso considerar:

  • Produtos;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção;
  • Pessoa;
  • Processo;
  • Produtividade.

Cada um desses pontos deve ser levado em consideração, pois eles indicam o caminho a ser tomado pela empresa, e o trato que se terá com o público-alvo, verificando todas as potencialidade e especificidades do negócio.

Inclusive, um oitavo P que pode estar inserido em uma nova releitura trata do perfil do local e como o serviço é entregue. 

Ele se insere como a confiança é construída ao provar que foram cumpridas todas as promessas, e tem evidências imparciais para dar suporte em todas as alegações, como a manutenção em motor de portão eletrônico e o pleno funcionamento ao final do trabalho.

Conclusão

O marketing de serviço é muito diferente do marketing de produto, pois é preciso definir o valor daquela ação e demonstrá-la ao potencial cliente, sabendo que isso se dá de forma subjetiva.

Mais ainda, é preciso direcionar a persona do cliente, esclarecer expectativas e construir muita confiança junto ao cliente para alcançar o sucesso. 

Por isso, a dica final é documentar todos os sucessos com frequência e, sempre que possível, apresentar no site e nas redes sociais, além de pontos de venda relevantes, ao longo da jornada do cliente, demonstrando quais impactos é possível atingir com o serviço proposto por seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.