Em qualquer profissão, saiba como a ética profissional pode beneficiar tanto a empresa quanto aumentar a visibilidade do trabalhador
Já se perguntou: o que é ter ética profissional? Por que ela é importante para a sua carreira? A palavra ética, de origem grega, é o estudo do comportamento humano dentro da sociedade.
Seja em qualquer profissão, manter o código de ética garante não só o desenvolvimento organizacional, mas também o pessoal e uma capacitação mais preparada. Assim como as demais, ser profissional de medicina implica em respeitar as normas e condutas dentro do ofício, a fim de evitar penalidades como a perda do seu registro. Para saber mais desse assunto, leia o texto na íntegra!
O que é ética e código de ética profissional?
A ética está relacionada aos comportamentos individuais que cada um desempenha dentro da sociedade, diz respeito a forma que cada indivíduo se comporta no meio social, são os valores que cada ser carrega dentro de si.
No ambiente de trabalho, a ética profissional se refere aos padrões, as regras da empresa, elas oferecem direcionamento ao tipo de conduta que o trabalhador deve ter ao se relacionar com pessoas ou outras organizações.
Cada profissão possui o seu próprio código de ética profissional, ou seja, os princípios, as próprias regras agrupadas para estabelecer qual deve ser o comportamento do funcionário, assim como definir quais as ações são consideradas infrações.
Qual é a importância da ética na formação profissional?
Formar profissionais que estejam comprometidos com a sua atuação no mercado de trabalho traz benefícios tanto para a empresa quanto para o próprio, pois:
- assegura um clima organizacional saudável;
- ajuda a erguer positivamente o nome da empresa;
- melhora a reputação desse funcionário;
- aumenta a autoconfiança;
- gera mais produtividade.
Além disso, os profissionais que se preocupam com a ética profissional, abraçam a responsabilidade do ofício, tornando-se um trabalhador modelo para os colegas, conseguem atrair a confiança dos líderes, criando uma vasta lista de networking, já que despertam o interesse de diferentes empresas. Por exemplo, os médicos, que ao manter a ética elevam os atendimentos, atraindo mais pacientes.
Assim, ter ética ao formar profissionais vai ilustrar na prática como respeitar as normas e condutas que ajudam a construir relações importantes ao longo da carreira, criando uma reputação positiva, que garantirá o reconhecimento do profissionalismo, despertando o interesse de diferentes ambientes corporativos.
Como construir um comportamento ético profissional?
Para construir um comportamento profissional ético, é fundamental alinhar os seus valores com o código de conduta da empresa. Para isso, conheça as normas vigentes da empresa para agir de acordo com o que é esperado, respeitando as regras bem como a hierarquia da empresa, mesmo que seja diferente das suas.
Agir com respeito
O respeito é um princípio básico de convivência em qualquer ambiente, sempre seja compreensível, enaltecendo o esforço e o desempenho do colega, seja gentil e educado com as pessoas. Assim, criará um ambiente harmonioso para trabalhar, evitando possíveis conflitos.
Respeite a hierarquia da empresa
Saber diferenciar as relações é importante para manter a seriedade no ambiente corporativo. Sempre respeite as pessoas, independentemente se estão em cargos maiores ou menores. Seja imparcial, busque valorizar o trabalho de todos da equipe e não somente daqueles com mais aproximação.
Seja alguém confiável
Seja transparente, cumpra com os horários, prazos e com tudo aquilo que propor a fazer. Seja proativo, com pequenas atitudes ganhará a confiança dos colegas de trabalho, mas também dos líderes.
Seja honesto
Na vida, uma das melhores qualidades que podemos desenvolver é a honestidade. Dessa forma, ser honesto implica em não tentar tirar proveito do outro, dê mérito ao trabalho do colega, enalteça as habilidades e o bom desempenho em alguma atividade.
Portanto, as nossas habilidades e qualidades podem ser formadas, por meio de uma autoanálise. Avalie suas ações como profissional, fazendo autocríticas e conseguirá descobrir o que precisa ser aperfeiçoado. Além disso, resolva os conflitos com diálogos e desenvolva novas habilidades.