Uma das redes sociais mais famosas e usadas por milhões de brasileiros é o Instagram. Com esse fato em vista, ele se torna uma ótima ferramenta para atrair leads até o site da sua marca e para iniciar um relacionamento até concretizar vendas.
Dentre as opções, o aplicativo abrange a publicação de vídeos, imagens e transmissões ao vivo para promover um produto, personalidade, marca, discussão da atualidade ou alguma ideia lucrativa.
Uma empresa de limpeza química, por exemplo, pode usufruir da rede social para divulgar os métodos usados no local, explicar conceitos e conseguir novos clientes.
Contudo, dentro do marketing digital, processo no qual a rede social se encontra para divulgação de produtos, há também o nome do lead, importante personagem deste caminho.
É justamente dele que vamos falar neste artigo, para que você possa entender como é possível atrair leads usando o Instagram.
O que são leads?
O lead designa o usuário interessado na sua marca. Isso é demonstrado pela entrega de informações pessoais como nome, idade, e-mail, profissão e interesse, dentro de um formulário, em troca de algum serviço.
Ou, ainda, mais relacionado ao Instagram, pode ser uma pessoa que se direciona para o site (realizando esse processo tradicional) ou que demonstra interesse e interage – como mandar uma mensagem no direct ou realizando o contato em outro canal.
A geração de leads, portanto, é um passo para a indicação do crescimento bem sucedido de uma empresa no ramo digital, pois é a prova concreta de pessoas com interesse no que a sua empresa está vendendo.
Como atrair leads utilizando o Instagram?
Apesar de, geralmente, esse tipo de formulário estar presente dentro do site ou blog de uma empresa, o ideal é ir até onde o seu cliente está.
Assim, se a sua persona está no Instagram, essa é a oportunidade perfeita para obter mais leads e iniciar o relacionamento por meio da rede.
Para isso, uma interação de valor para o lead, e canais da plataforma que podem ser usados para gerar leads, são separados em 5 itens principais:
- Link na bio;
- CTAs nos posts;
- Uso de hashtags;
- Frequência de publicações;
- Realização de sorteios.
Abaixo, você confere a explicação para cada tipo de estratégia mencionada acima.
1. Utilize link na sua bio
O chavão “link na bio” não pode ser menosprezado. Ele serve como um ponto de contato entre o usuário da rede social e o visitante da sua página virtual.
Nas publicações dentro da rede, é sempre recomendável usar essas três palavras para indicar o próximo caminho que o leitor deve realizar e onde ele irá encontrar o material para reagir e se cadastrar, por exemplo.
Há também a possibilidade de usar sites que agregam links diversos dentro de um só.
Dessa forma, você pode sempre atualizá-lo com as diversas seções da sua empresa, entre pontos de contato, vendas e redes sociais.
2. Faça CTAs dentro de cada postagem
Conectado com o primeiro ponto mencionado, os CTAs, sigla para Call-to-Action ou Chamada para atenção, é obrigatório em todas as postagens se a intenção é atrair leads para a sua empresa.
Eles podem ser escritos no modelo simples da indicação do link ou usados com criatividade, relacionando o assunto de uma postagem com o convite para as pessoas interagirem com o conteúdo.
3. Use hashtags
As hashtags são como as palavras-chaves dentro de uma rede social, pois servem para os motores de busca do aplicativo mostrarem o seu conteúdo para usuários interessados, categorizando o material.
Para isso, todos os seus posts devem ter entre 3 a 5 hashtags condizentes com o assunto da publicação.
Assim, se a pauta é sobre locação de equipamentos estéticos, vale colocar algo sobre #estética ou #beleza entre os itens. Mas lembre-se de também ser específico, para qualificar mais as pessoas que alcançaram sua marca.
Dessa forma, sua empresa é divulgada para fora do seu grupo de seguidores, com a chance de alcançar novos usuários pela pesquisa e, consequentemente, novos leads.
4. Poste com frequência
A frequência de postagens deve ser planejada com muita estratégia e estudo, de modo a entender quais os melhores conteúdos que o seu público gosta de consumir.
Mas, acima de tudo, essa ideia também deve ser almejada para atrair leads, tendo em vista que a visualização de um perfil com postagens muito espaçadas e sem constante atualização promove o afastamento de novos clientes (além de não ser priorizado pela plataforma).
5. Faça sorteios
Uma ótima maneira de engajar a sua audiência é por meio de sorteios, ligados ou não com landing pages de fora da sua rede social.
No entanto, é preciso ter atenção a esse ponto, para que ele ocorra de forma adequada, esteja alinhado com as normas da plataforma e realmente atraia leads qualificados.
Escolha muito bem o produto para sortear, peça algumas informações para o seu público e espere pela reação dos seguidores.
Quanto mais pessoas se interessarem e se inscreverem em seu sorteio, mais visitas e número de leads você conseguirá alcançar.
Lembre-se de usar dois mecanismos essenciais nessa ação: o CTA e o link na bio.
Por meio do CTA, você convoca o seu público para realizar alguma ação, já com o link, o usuário deve clicar para acessar a página do sorteio.
Comece já a usar o instagram para atrair leads!
Essas foram algumas das principais técnicas para atrair leads usando a página do instagram como referência. Revise o nosso conteúdo, faça testes e perceba a melhor para você, visualizando a melhora no desempenho de sua marca!