Aprenda a tirar o máximo proveito desta que é uma das semanas mais importantes para o comércio no país
O dia 15 de março marca o Dia Mundial do Consumidor, data que é celebrada aqui no Brasil com a Semana do Consumidor, época muito badalada para os comerciantes que desejam alavancar suas vendas e, principalmente, para os clientes que querem colocar o consumo em dia. É muito importante que todo dono de comércio, seja em lojas físicas ou no e-commerce, se prepare bem para esta data, pois não é à toa que ela é conhecida como “a Black Friday do primeiro semestre”.
Indo além de uma data para se vender muito, o principal objetivo do Dia do Consumidor é enfatizar os direitos de seus clientes – entre eles, a segurança, a informação e a liberdade de escolha, tudo que já é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor brasileiro. Sendo assim, caprichar nas promoções é importante, mas dar atenção a cada um desses direitos individualmente também é indispensável.
Comece sua Semana do Consumidor valorizando seus clientes mais fiéis; afinal, eles são a parte mais importante da sua clientela. Quem estiver no e-commerce pode oferecer alguns cupons ou descontos exclusivos para a clientela mais antiga, pois qualquer um gosta de se sentir lembrado e valorizado. O mesmo vale caso exista algum programa de fidelização na loja, então procure recompensar de algum modo seus clientes de longa data.
No e-commerce, procure ir além de oferecer descontos e promoções. Ter um diferencial como frete grátis e parcelamento sem juros é ainda mais atrativo, já que em muitas regiões o frete pode acabar ficando com um valor próximo ou até maior que o preço do produto. Para não sair no prejuízo, uma boa alternativa é estipular um valor mínimo acumulado para garantir o benefício do frete grátis, o que também estimula os clientes a comprarem mais.
Não menos importante, o atendimento também é tudo; afinal, toda loja precisa prezar pela satisfação de seus clientes, acima de tudo. Contar com diferentes canais de comunicação (telefone, redes sociais, WhatsApp, etc.) e garantir que todos sejam respondidos rapidamente é essencial. É claro que esse é o mínimo que se espera de uma loja, mas acaba por ser um grande diferencial nesse período de promoções, quando a demanda é ainda maior.
Com tudo isso em mente, é possível já começar o ano com o pé direito nos negócios, garantindo boas vendas e conquistando um público ainda maior, já que a tendência é que clientes satisfeitos sempre voltem para sua loja.