8 de dezembro de 2022

Veja aqui como calcular o custo da viagem de carro

Quem não gosta de conhecer novos lugares e culturas, não é mesmo? Viajar é uma das experiências mais incríveis da vida, mas exige planejamento para que tudo dê certo. Por isso, neste post vamos te ensinar a calcular o custo da viagem de carro.

Para que você aproveite bem suas férias ou seu passeio, é importante colocar tudo no orçamento: do aluguel de carros até os gastos com pedágio. Nada pode ser ignorado, pois pode te deixar em aperto no futuro ou atrapalhar a própria viagem.

Sendo assim, aproveite bem as dicas deste conteúdo e planeje a sua próxima viagem dos sonhos!

Por que viajar de carro?

Há quem pense: por que viajar de carro, se o avião é mais rápido? É verdade que, em muitos casos, fazer um trecho aéreo é a melhor opção. Porém, a viagem de carro vale muito a pena e pode se transformar em memórias afetivas valiosas.

Aliás, se a cidade que você pretende visitar é mais próxima, não deixe de curtir esse momento na estrada com a família ou com os amigos. Esse meio de transporte te dará mais liberdade para visitar vários lugares e viver grandes aventuras.

O trajeto pode ser uma oportunidade para conversar, cantar e se divertir. Com uma rotina tão estressante, essas horas podem te dar mais ânimo e motivação para aproveitar mais o tempo ao lado de quem você ama.

Qual a importância de calcular o custo de uma viagem de carro?

Afinal, por que dedicar tempo e atenção ao cálculo do custo da viagem de carro? Se você ainda tem dúvidas sobre a importância dessa prática, é bom pensar um pouco melhor sobre o assunto.

Viagens são momentos de descontração e diversão, mas custam dinheiro. Por isso, ao saber quanto você gastará com cada coisa, fica mais fácil se planejar financeiramente e até elaborar estratégias para economizar.

Em geral, quem não se planeja, não tem ideia do que precisa. Com isso, as chances de tomar decisões menos vantajosas são reais. Além disso, se você vai viajar com amigos, essa é uma maneira de estimar o custo total e facilitar a divisão das despesas.

Como calcular o custo da viagem de carro?

Depois de tudo o que falamos, é hora de aprender a calcular o custo da viagem de carro. Para isso, preparamos um passo a passo, com dicas e detalhes que não podem ser ignorados. Continue a leitura e aprenda de uma vez por todas!

Revisão no veículo (para quem viaja no próprio carro)

Se você pretende viajar no seu próprio carro, precisa incluir os gastos com revisão. Afinal, isso evita imprevistos durante a viagem e garante a segurança de todos os passageiros.

A dica é escolher uma oficina de confiança, de preferência alguma que você já conheça. Avise o mecânico que fará uma viagem e a distância que pretende percorrer. Isso o ajudará a fazer uma análise mais precisa das condições do veículo.

Durante a revisão, é possível que alguns problemas sejam identificados. Nesse caso, faça uma pesquisa de valores antes de autorizar a troca de peças. Veja os itens que serão analisados durante o procedimento:

  • pneus;
  • óleo do motor;
  • alinhamento e balanceamento;
  • fluido do freio;
  • sistema de arrefecimento;
  • lâmpadas e luzes de emergência;
  • velas e bobinas;
  • ar-condicionado;
  • injeção eletrônica.

É importante dizer que a maioria desses itens não só garantem o funcionamento do carro e uma viagem livre de imprevistos, como interferem no consumo de combustível. Por isso, não viaje com um carro sem revisão.

Aluguel do carro

Se você adota a estratégia de alugar um carro, é importante inserir esse gasto em sua planilha. Lembrando que é fundamental escolher um modelo adequado e que comporte todos os passageiros adequadamente.

Atualmente, é possível encontrar no mercado diversas opções de veículo para aluguel, como carros populares, SUVs e até caminhonetes.

Além disso, é válido dizer que o aluguel te ajuda a economizar dinheiro. Isso porque, o veículo já está revisado, com o tanque cheio e com toda a documentação em dia. Basta escolher e seguir viagem.

Combustível

Para calcular os gastos com combustível, é importante saber a média de consumo do carro. Ou seja, quantos km ele faz com cada litro de gasolina? Somente com essa informação é que podemos fazer um cálculo seguro e com margem de erro reduzida.

Com essa informação em mãos, anote todas as distâncias que serão percorridas. A ideia é registrar o trajeto de ida e volta, além de possíveis deslocamentos para passeios, almoço e jantar, por exemplo.

Tudo anotado? Agora, pesquise o valor médio do combustível na sua cidade e faça o cálculo. Lembre-se de que essa é apenas uma estimativa, já que o preço pode ser diferente em cada cidade e o seu trajeto pode mudar.

Pedágios

Poucas pessoas lembram de colocar essa despesa em suas contas, mas os pedágios representam um valor a mais em seu orçamento. Inclusive, em viagens mais longas, é possível passar por vários postos de cobrança.

Sendo assim, calcular o valor para os trajetos de ida e volta. Para saber onde estão localizados e quantos serão, você pode aproveitar alguns aplicativos de GPS, como o Google Maps e o Waze.

Paradas e refeições na estrada

Por último, não deixe de considerar os gastos nas paradas durante a viagem. É muito comum parar para tomar um café ou uma água, fazer um lanche rápido ou mesmo almoçar. 

Apesar de pequenas, essas despesas se somam e podem impactar no seu orçamento. A nossa dica é conferir a rota antes de sair de casa e já programar as paradas. Desse modo, você economiza e ainda garante uma viagem mais organizada.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, você conferiu dicas importantes para calcular o custo da viagem de carro de forma prática e segura. Planejar e se organizar é a maneira mais inteligente de evitar problemas e garantir momentos inesquecíveis com quem você ama. Por isso, coloque já em prática tudo o que aprendeu!