8 de dezembro de 2022

Como fortalecer o sistema imunológico?

Descubra como proteger seu organismo de doenças e infecções.

O fortalecimento do organismo traz diversos benefícios, como a prevenção do desenvolvimento de doenças. Em um contexto de pandemia, o cuidado com a saúde e a proteção do sistema imunológico aumentam, fazendo com que as pessoas se preocupassem mais com a higiene pessoal e a alimentação saudável.

De modo geral, o sistema imunológico é responsável pela defesa do corpo humano, sendo formado por tecidos, proteínas, células e órgãos que criam uma barreira de proteção combatendo os agentes infecciosos.

Diante disso, existem algumas táticas que podemos colocar em prática para fortalecer nosso sistema, protegendo o organismo e evitando o contágio de doenças. Confira algumas delas neste artigo!

Pratique exercícios físicos

A prática de atividades físicas é fundamental para não entrar no sedentarismo, com total ligação com o sistema imunológico, pois estimula a proteção de anticorpos. Quando seu corpo não se fortalece, a tendência é que haja uma redução dessa  produção, facilitando a entrada de vírus no organismo.

Além disso, os exercícios trazem diversos benefícios para o corpo, como a redução do estresse e a liberação de endorfina, proporcionando a sensação de bem-estar e alegria.

Tenha uma alimentação equilibrada

Uma alimentação balanceada e saudável é essencial para manter nosso sistema imunológico forte. Por meio dela, é possível obter os nutrientes e vitaminas que o corpo precisa para realizar todas as suas funções e combater doenças.

Alguns alimentos que devem fazer parte da sua alimentação são:

  • Oleaginosas: esse grupo são grandes fontes de fibras, vitamina E, zinco, minerais que combatem à imunidade baixa e de gorduras saudáveis;
  • Vitamina C: atua na defesa contra vírus e bactérias. Ela é encontrada no tomate, brócolis, laranja, limão, kiwi e acerola;
  • Gengibre: suas propriedades fortalecem o sistema imunológico, pois é bactericida, anti-inflamatório e termogênico, trazendo ótimos benefícios para o metabolismo;
  • Vegetais verde-escuros: brócolis, couve e espinafre auxiliam na proteção dos glóbulos brancos, além de serem ricos em vitamina A, B12 e B6;
  • Zinco: fortalece nosso organismo, encontrado em cogumelos, castanhas, espinhe e grão-de-bico;
  • Alho: contém alta quantidade de vitamina C e A, além de ser rico em antioxidantes;
  • Resveratrol: trata-se de um componente encontrado na uva com ação antioxidante e anti-inflamatória;
  • Antioxidantes: são fundamentais para proteger o organismo de doenças e problemas no sistema imune. Alguns alimentos capazes de oferecer esses benefícios são os vegetais escuros, batata-doce, nozes, grãos integrais e entre outros.

Hidrate-se

A água representa 70% do nosso organismo, responsável por equilibrar nossas funções biológicas. Por isso, é importante ingerir a quantidade certa de água de acordo com seu corpo.

O mínimo recomendado para uma pessoa adulta é de 2 litros de água por dia. Porém, essa quantidade deve ser intensificada quando praticamos exercícios físicos.

Cuide do seu sono

Dormir 8 horas por noite é essencial para garantir o bom funcionamento do corpo, além de proporcionar o descanso necessário. Dormir mal ou pouco compromete o funcionamento das células de defesa do organismo, além de prejudicar a produção de melatonina — hormônio que tem como  principal função regular o ciclo circadiano. Ela também funciona como um antioxidante.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo de álcool é capaz de baixar a imunidade, deixando nosso corpo exposto às infecções e sem defesa.

Reduza o consumo de industrializados

A maioria dos produtos industrializados são compostos por diversos conservantes e diversas substâncias prejudiciais à saúde. Alguns exemplos de alimentos dessa categoria incluem comidas congeladas, fast food, alimentos em pacotes, bolachas e pizzas. Esses itens aumentam a inflamação do corpo e, consequentemente, baixam a imunidade e provocam infecções no organismo.

Agora que você sabe como fortalecer seu sistema imunológico, não deixe de investir em uma alimentação saudável e cuidar do seu corpo. Assim, é possível evitar doenças, ter uma melhor qualidade de vida no futuro e evitar problemas de saúde.