6 de novembro de 2024

Dicas para fazer boas compras corporativas

Práticas e estratégias que vão ajudar você a melhorar o processo de compras no seu negócio

O processo de compras dentro de uma empresa envolve planejamento, análise de riscos e acompanhamento constante. Muitos negócios já têm investido em abordagens mais inovadoras, optando por fornecedores como os e-commerces de compras corporativas.

Conhecer boas práticas e saber como aplicá-las no contexto da sua empresa pode contribuir para reduzir os gastos, evitar a falta de materiais, favorecer a produtividade e ampliar os resultados do negócio como um todo. 

Elabore um planejamento

Quando se fala em dicas de como fazer boas compras corporativas, a primeira palavra que deve ser colocada na mesa é: planejamento.

Para garantir a escolha dos produtos certos, dos fornecedores mais confiáveis, dos preços mais competitivos, sem risco de indisponibilidade de estoque, você precisa elaborar um planejamento.

Ele deve ser feito considerando as especificidades da sua empresa: demanda de consumo mensal, bimestral ou semestral; orçamento disponível; itens com maior e menor saída; comportamento do mercado; histórico dos fornecedores, entre outros.

O planejamento é um documento que estabelece quais são os itens que devem ser comprados, a frequência com que essas compras devem ser feitas, quais as marcas utilizadas, os preços médios de mercado e as variações de preço.

Para elaborar um, é necessário coletar informações na empresa, montar um histórico e estabelecer as ações e tarefas que devem ser planejadas para as próximas compras. 

Monitore o estoque

Outra ação essencial para garantir boas compras corporativas é o monitoramento de estoque. Ao monitorar as saídas de produtos do estoque e o fluxo com que elas ocorrem, a empresa tem os elementos necessários para planejar as datas de compras.

As compras devem ser feitas de maneira estratégica, ou seja: você não pode ficar sem estoque, mas, igualmente, não deve comprar uma quantidade muito grande e que pode ficar muito tempo em estoque. Não esqueça que um estoque muito grande e que não tem uma movimentação frequente é sinônimo de “dinheiro parado”.

Acompanhe os preços

Outra prática imprescindível e que deve ser adotada pelos profissionais responsáveis pelo setor de compras é o acompanhamento dos preços. Além das diferenças de preço entre os fornecedores, você precisa estar atento às questões de mercado.

Em 2021, por exemplo, a falta de matéria-prima como plástico e papelão impactou fortemente no custo de praticamente todos os produtos que usavam essa matéria-prima. Os profissionais que realizam as compras precisam acompanhar o mercado para entender o porquê dos aumentos e, eventualmente, da indisponibilidade de produtos.

Com essas informações é possível antecipar necessidades, aumentar a quantidade de itens da compra em determinados períodos para evitar o risco de ficar sem estoque e, na medida do possível, pagar os melhores preços.  

Priorize os bons fornecedores

Correr o risco de ficar sem o produto em razão da escolha errada de um fornecedor é algo que pode ser evitado. Por isso, uma dica de ouro para o responsável pelas compras corporativas é: dê preferência para os bons fornecedores.

Como bom fornecedor você não deve apenas considerar aquele que faz o melhor preço, ao contrário, há diversos outros aspectos que devem ser analisados:

  • qualidade do atendimento no pré e no pós-venda;
  • agilidade no atendimento e retorno dos seus pedidos;
  • comprometimento com relação aos prazos de entrega;
  • produtos entregues compatíveis com aqueles que foram adquiridos;
  • posicionamento da empresa no mercado; 
  • feedback de outros clientes.

Aproveite as vantagens dos e-commerces

Os e-commerces se tornaram uma excelente solução para quem realiza compras corporativas com frequência. As lojas online trazem praticidade, segurança e rapidez em todo o processo: desde a cotação até o pós-venda.

Mas é preciso estar atento, escolha e-commerces com maior representatividade no segmento de produtos corporativos, que ofereçam uma gama considerável de produtos e que tenham avaliação positiva dos consumidores.

A tecnologia é uma grande aliada das empresas, inclusive no que diz respeito às compras corporativas. Com planejamento e a escolha dos fornecedores certos você consegue tornar todo o processo mais ágil, econômico e seguro.