14 de novembro de 2024

Valorização do bem-estar abre oportunidades para Spas

De acordo com pesquisa do Google, 60% dos consumidores afirmaram que aumentaram seus gastos com produtos e serviços relacionados a bem-estar em 2021

São Paulo, julho de 2022 – O isolamento como medida de prevenção à Covid-19 impactou negativamente diversos segmentos da indústria, mas teve efeitos positivos significativos em dois mercados: construção civil e beleza e bem-estar.

Com mais tempo em casa, os olhares se voltaram para pequenas reformas, enquanto as emoções afetadas pelo clima de apreensão e insegurança da pandemia levaram à maior preocupação com cuidados pessoais.

Tanto que, de acordo com pesquisa do Google divulgada no ano passado, 60% dos entrevistados afirmaram ter aumentado seus gastos com itens de bem-estar na comparação com 2020. Isso abre espaço para centros focados em wellness: os spas.

O significado e a origem da palavra SPA dão uma ideia das oportunidades de negócio. A expressão vem do latim “salute per aqua”, ou saúde pela água, e, por isso, é usada em todas as partes do mundo.

Aqui no Brasil, quer dizer Serviço Personalizado de Atendimento, uma mistura entre serviços, técnicas especializadas e a hospitalidade como grande diferencial de mercado.

“A relação entre hospitalidade e o conceito dos spas é simbiótica. Em centros criados para fazer com que as pessoas se sintam cuidadas, o atendimento é um recurso fundamental para a experiência”, explica Daniel Pereira, gerente da Equipotel.

Cenário e oportunidades de negócio

De acordo com a ABC Spas, o mercado de spas vem crescendo dentro dos segmentos beleza e saúde há cerca de 25 anos. Se no início eram poucos serviços ligados à estética, hoje a gama é diversa e abraça muitos públicos.

Em relação aos cuidados com o corpo, por exemplo, massagens, drenagens linfáticas, tratamentos de pele, podologia e emagrecimento estão entre os mais procurados. Já para a mente e o humor, alguns destaques são a meditação, yoga e sessões de relaxamento.

“O diferencial não é oferecer uma lista imensa de atividades. Quanto mais completo melhor, claro, mas o estabelecimento também pode encontrar um público específico e se dedicar às necessidades específicas daquele nicho e à arte de atender bem”, completa o executivo.

Também é interessante observar que os spas estão cada vez menos “estereotipados”. Além do formato “clínica”, a busca por escape do stress cotidiano favoreceu os chamados Spas Urbanos, geralmente estruturas de pequeno porte nos centros das grandes cidades.

Para quem quer sair da agitação, os Spas Resorts, que trazem todas as facilidades de uma experiência completa de hospedagem, incluem diversas ações e experiências de wellness. Há também outros tipos, como o Spa Ginásio, que agrega espaços diferenciados para exercícios físicos, e o Spa Médico, que conta com equipes e estruturas de saúde para tratamentos específicos.

“São muitas possibilidades. Hoje, um clube pode ter um spa, da mesma forma que um shopping, uma academia, até um hospital. Enquanto simbolizam oportunidades para empreendedores e profissionais especializados, o público também sai como grande beneficiado, pois vê a oferta de serviços personalizados crescer com qualidade. Além disso, os spas também puxam uma cadeia grande de fornecedores, o que ajuda a movimentar ainda mais o mercado”, finaliza Daniel.

Os melhores fornecedores, inclusive, estarão concentrados na próxima edição da Equipotel, maior evento de negócios dedicado à hospitalidade da América Latina, marcado para acontecer entre os dias 13 e 16 de setembro no Expo São Paulo. O credenciamento gratuito já está disponível no site: https://www.equipotel.com.br/pt-br.html.

SERVIÇO

59ª Equipotel

Data: 13 a 16 de setembro de 2022

Horário: das 13h às 20h

Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5

Sobre a Equipotel

Maior evento de hospitalidade da América Latina, conectando marcas, fornecedores e profissionais às inovações na arte de atender bem.

Em 2022, a Equipotel abraça de maneira ainda mais intensa a pluralidade deste mercado e o respeito pelas características específicas de diferentes regiões do Brasil, trazendo soluções conectadas com as necessidades atuais.

RX

A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia.

É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos.

RX Latam – In the business of building businesess.

www.rxglobal.com